Vila do Bispo organiza Jornadas Culturais dos Descobrimentos

O Centro de Interpretação de Vila do Bispo acolhe, no dia 10 de junho, feriado nacional, as Jornadas Culturais dos […]

O Centro de Interpretação de Vila do Bispo acolhe, no dia 10 de junho, feriado nacional, as Jornadas Culturais dos Descobrimentos, no âmbito do projeto “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos”, que liga Portugal e Espanha.

Organizadas pela Câmara de Vila do Bispo, as jornadas vão decorrer entre as 10h00 e as 17h00, com o objetivo de divulgar, aprofundar e sensibilizar aspetos da epopeia marítima que os povos ibéricos protagonizaram há cinco séculos.

Divididos por três painéis, os trabalhos vão abordar “O testemunho dos descobrimentos no Algarve”, “Viagem pelos sabores” e “Vila do Bispo – terra com Histórias”.

No primeiro painel subordinado ao tema “O Testemunho dos Descobrimentos no Algarve”, serão abordados os casos referentes ao território algarvio e tem início marcado para as 10h00.

O segundo tem a designação de “Viagem pelos Sabores (I)” e é consagrado à importância dos variados produtos que entraram, como consequência das viagens de navegação, no nosso Mundo Europeu e que, ainda hoje, têm utilidade corrente, com início às 11h00.

O terceiro painel designado “Vila do Bispo – Terra com Histórias: Viagem pelos Sabores (II)” analisará questões abordadas no painel anterior, mas adaptando-o à realidade local do concelho de Vila do Bispo, ou seja, através da sua relação entre os tempos das descobertas e os sabores de então e dos nossos dias. O início está marcado para as 15h00.

A diretora regional de Cultura Dália Paulo, o diretor do serviço de Bens Culturais Rui Parreira, o artista plástico Jorge Rocha, o historiador Artur de Jesus, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, e ainda José Francisco, do “Café Correia”, são os oradores desta iniciativa.

A iniciativa é aberta a todos os interessados e a entrada é livre.

Comentários

pub