Verão começa esta madrugada às 06h04

O verão chega na madrugada desta sexta-feira, dia 21 de junho, às 06h04 (hora de Portugal Continental). E as previsões […]

O verão chega na madrugada desta sexta-feira, dia 21 de junho, às 06h04 (hora de Portugal Continental). E as previsões meteorológicas para os primeiros dias estivais são boas: pelo menos até dia 29 de junho vai haver sol, calor…e muito vento.

O início da estação mais quente é conhecido como Solstício de Verão. Esta é a altura em que o Sol atinge o ponto mais a Norte do Equador Celeste e ao meio-dia solar estará no ponto mais alto no céu de todo o ano.

É por isso o dia mais longo (durará mais de 14 horas na Madeira e chegará às 15 horas no Norte de Portugal Continental) e a noite mais curta do ano.

O dia 21 é também aquele em que a sombra dos objetos atinge o seu valor mínimo ao meio dia solar (às 13h35 em Lisboa).

Este Solstício marca o início do Verão no hemisfério Norte e Inverno no hemisfério Sul. Esta estação irá durar mais de 93 dias, até ao Equinócio (que para nós será de Outono), que ocorre às 21h44 do dia 22 de setembro.

Além do calor de verão, que já se fazia tardar, o mês de junho traz ainda uma Super Lua Cheia. No dia 23, haverá uma Lua Cheia especial – uma super Lua Cheia! Este fenómeno é provocado pela órbita elíptica da Lua, que mensalmente aproxima e afasta da Terra o nosso satélite natural.

Quando uma Lua Cheia coincide com o ponto de maior aproximação da Terra (o perigeu), a Lua parece até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante que nas alturas em que a Lua Cheia ocorre no apogeu (ponto de maior afastamento da Terra).

Comentários

pub