Universidade do Algarve assinala «com profundo pesar» falecimento de Rosa Mendes

A Universidade do Algarve anunciou esta quarta-feira o «profundo pesar» pelo falecimento do professor António Rosa Mendes. O docente da […]

A Universidade do Algarve anunciou esta quarta-feira o «profundo pesar» pelo falecimento do professor António Rosa Mendes. O docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, investigador de história e património do Algarve e diretor da Biblioteca Central da UAlg era um dos principais rostos da academia algarvia e uma figura destacada no mundo académico e na sociedade.

António Rosa Mendes faleceu esta terça-feira no Hospital de Faro, onde estava internado há algumas semanas. O funeral terá lugar amanhã, dia 6 de junho, em Vila Nova de Cacela, de onde era natural. A vigília fúnebre realizar-se-á na casa mortuária de Vila Real de Santo António, a partir do início da tarde de hoje.

 

Nota de pesar da UAlg:

É com profundo pesar que a Universidade do Algarve comunica o falecimento do Professor António Rosa Mendes, ontem, dia 4 de junho.

Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, lecionou disciplinas de História da Cultura, História do Algarve e Direito do Património Cultural. Era Diretor da Biblioteca da Universidade. Coordenou o curso de mestrado em História do Algarve e foi responsável pelo Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA).

Natural de Vila Nova de Cacela, estudou em Faro. Licenciou-se em História e em Direito. Mestre e Doutor em História, António Rosa Mendes era um professor exemplar e muito contribuiu, nos últimos anos, para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve. Em 2005 foi presidente de “Faro, Capital Nacional da Cultura”.

O Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor João Guerreiro, afirmou “lamentar profundamente o desaparecimento deste investigador e recorda António Rosa Mendes como um personagem comprometido com a região algarvia, com uma sólida personalidade e uma cultura invejável, sempre disponível para as iniciativas que conduzissem à valorização do conhecimento. Cultivando uma fina ironia, António Rosa Mendes, aproveitava todas as oportunidades para evocar o ‘seu Algarve’. Como professor, deixa seguramente uma imensa saudade junto dos seus alunos pela forma como se entusiasmava nas suas aulas em torno das matérias relacionadas com a História do Algarve. Perde-se, além de mais, um amigo de trato elegante, animador entusiasmado de tertúlias e companheiro exigente de lutas sociais”.

A Universidade do Algarve lamenta o falecimento do Professor Doutor António Rosa Mendes, pelo que decreta três dias de luto académico e apresenta as suas sinceras condolências a toda a Família e Amigos.

A vigília fúnebre realizar-se-á na casa mortuária de Vila Real de S. António, a partir do início da tarde de hoje e até à próxima 5.ª feira, dia 6, e os últimos rituais decorrerão na igreja de Cacela, após o que o corpo será sepultado no cemitério local.

Comentários

pub