Turismo algarvio melhorou no primeiro trimestre de 2013 ajudado pela Páscoa em março

O desempenho do turismo algarvio foi melhor no primeiro trimestre de 2013 do que em igual período de 2012 em […]

O desempenho do turismo algarvio foi melhor no primeiro trimestre de 2013 do que em igual período de 2012 em praticamente todos os indicadores, revelou a Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), no boletim «Algarve Conjuntura Turística». Dos indicadores, natural destaque para os proveitos, que aumentaram 8 por cento.

«O Algarve foi, depois da Madeira, a região que mais subiu em valor os seus proveitos, obtendo um total de 54,85 milhões de euros, o que representa, aproximadamente, 20 por cento dos proveitos totais do país», segundo a ERTA.

Este melhor desempenho foi «fundamentalmente motivado pela procura de turistas estrangeiros», com o movimento de passageiros no Aeroporto de Faro a aumentar 1,4 por cento.

Segundo o Turismo do Algarve, o facto de a Páscoa ter sido em março terá contribuído para estes valores. A exceção à tendência de melhoria do desempenho em termos homólogos verificou-se no Golfe, que registou menos número de voltas nos primeiros três meses deste ano do que no primeiro trimestre de 2012.

Nas unidades hoteleiras, houve um «aumento generalizado de 7,4 por cento» no número de hospedes, muito empurrado pelo contingente estrangeiro, que aumentou em 14,5 por cento em relação a 2012. Já os portugueses, não vieram em tão grande número como no ano passado, tendo sido registado um decréscimo de 6,5 por cento. As dormidas subiram em linha com o número de hóspedes, que aumentaram 7,3 por cento no primeiro trimestre de 2013.

Comentários

pub