Sam Lowes brilhante na corrida de Supersport

Sam Lowes chegou a Portimão com a liderança do campeonato do mundo de Supersport e, depois de mais uma vitória, […]

Sam Lowes chegou a Portimão com a liderança do campeonato do mundo de Supersport e, depois de mais uma vitória, agora no circuito do Autódromo Internacional do Algarve, reforçou ainda mais essa liderança face a Kenan Sofuoglu e Fabien Foret, novamente impotentes para travar a superioridade do piloto da Yamaha.

No início da corrida, ficou claro que a luta pela vitória estava entregue a Lowes, Sofuoglu e Foret. Os três rapidamente encontraram forma de se destacarem e iniciarem uma batalha que teve numa primeira fase, liderança de Foret.

Mas o francês acabaria por ser ultrapassado por Lowes e Sofuoglu quando falhou uma travagem e desceu ao terceiro posto, permitindo igualmente que o holandês Michael VD Mark conseguisse se juntar ao grupo para discutir a vitória nas duas últimas voltas.

Foret e Sofuoglu queriam que fosse Lowes a liderar mas na fase final da corrida o piloto da Yamaha percebeu a estratégia dos adversários e deixou que fosse mesmo Sofuoglu a assumir a liderança na entrada para as últimas voltas.

Com VD Mark na luta, a confusão entre os quatro pilotos era total quase curva a curva e, na última volta, Sam Lowes atacou de forma decidida, no mesmo momento em que VD Mark assumia o segundo posto.

Lowes ganhou assim alguns metros face aos adversários da Kawasaki, que acabaram novamente por ser batidos pelo rápido inglês, que venceu e dilatou a sua vantagem no campeonato, perante os desiludidos Fabien Foret e Kenan Sofuoglu, respetivamente segundo e terceiro classificados.

Estão todos separados por pouco mais de meio segundo no final de uma luta bem animada, típica desta categoria.

Michael VD Mark tentou sem sorte um lugar no pódio, mas acabou novamente em quarto, na frente de Sheridan Morais.

Miguel Praia foi 20º classificado, recuperando nove posições face ao seu lugar na grelha de partida, no final de uma corrida, onde andou sempre em luta.

 

Superstock 1000 : Barrier Superior

 

Aproveitando da melhor forma o facto de sair na pole para a corrida, o francês Sylvain Barrier levou de vencida a corrida reservada à classe Superstock 1000. O piloto francês arrancou bem, para levar atrás de si Lorenzo Savadori, La Marra e Guarnoni, pilotos que rapidamente ajudaram a formar o quarteto que iria discutir a vitória na prova.

O adversário mais perigoso para a liderança de Barrier era Savadori, mas o piloto da Kawasaki cometeu um excesso depois de ter passado pela liderança da corrida e acabou por cair na quinta volta da corrida, terminando de forma inglória uma corrida em que poderia mesmo ter discutido até final a primeira posição.

Com a queda de Savadori, foi Barrier quem ganhou uma ligeira vantagem sobre Guarnoni e La Marra, vantagem essa que chegou a ser superior aos dois segundos mas que na fase final, e após um ‘forcing’ por parte de La Marra, foi reduzida para pouco mais de um segundo.

Barrier acabou mesmo por conseguir vencer na frente de um esforçado La Marra, com Guarnoni a fechar o pódio da quarta corrida desta Taça do Mundo Superstock 1000. A quarta posição foi para o argentino Leandro Mercado, que fechou a corrida isolado face ao quinto classificado, o italiano Nicoló Canepa.

Ivo Lopes fechou o pelotão de pilotos que terminaram a corrida, cumprindo assim o fim-de-semana nesta categoria onde tudo foi quase uma novidade para o piloto, desde os pneus aos adversários, bem mais experientes na categoria.

Com esta vitória, Barrier, o campeão em título na categoria, regressou ao comando do campeonato, tendo agora um ponto de vantagem que vai defender na próxima prova a realizar em Imola.

Todos e resultados em www.worldsbk.com

Comentários

pub