Residência Criativa «Design&Ofícios» marca novo encontro entre criativos e artesãos

A Residência Criativa, resultante do projeto Design&Ofícios, marca um novo encontro entre criativos, designers e artesãos, entre os dias 7 […]

A Residência Criativa, resultante do projeto Design&Ofícios, marca um novo encontro entre criativos, designers e artesãos, entre os dias 7 a 10 de junho, num antigo lagar de azeite, em São Brás de Alportel.

Esta 3ª edição do Projeto Design&Ofícios, organizada em parceria pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Associação de Designers do Sul, reúne artesãos locais e jovens criadores da região do Algarve, numa experiência criativa, intergeracional e multidisciplinar.

“Estão previstas nove propostas para esta edição, que variam entre o mobiliário, a moda, a arte e os jogos, tendo em comum o recurso às técnicas artesanais mais representativas da região, como é a carpintaria, a trapologia, a cerâmica ou a empreita [de palma ou esparto] bem como a utilização, sempre que possível, de materiais locais e naturais como é o caso da cortiça, da madeira, da folha de palma, do esparto ou da tabúa”, salienta a organização.

A organização pretende com este “laboratório” não só a criação de projetos de design e de artesanato experimentais, inovadores, criativos e originais, mas essencialmente proporcionar a troca de saberes e conhecimentos entre participantes, num ambiente de grande convívio e informalidade.

A residência estará aberta ao público durante todo o fim de semana, permitindo assim aos visitantes poderem também ver o desenvolvimento dos trabalhos e quem sabe aprender um pouco mais sobre as artes tradicionais da serra algarvia.

Aliando a inovação à tradição, o projeto Design & Ofícios 3 irá contar com 15 participantes, entre artesãos e designers, com vontade de desenvolver ideias, conviver e explorar, através do design e do artesanato, as matérias-primas mais representativas da região.

O resultado será depois apresentado na Feira da Serra, de São Brás de Alportel, nos dias 26, 27 e 28 de julho.

Este projeto tem como parceiros institucionais a Direção da Cultura do Algarve e a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude, conta ainda com o patrocínio das fábricas da Nova Cortiça e Braúlio Farias e com o apoio do Museu do trajo, do bar/galeria Zem Arte, da ETIC Algarve, do Museu de Portimão, do Museu Municipal de Faro, da Rua FM, do Sul Informação e da Local Visão TV.

Comentários

pub