Prémios «Cidades de Excelência» para Faro resultam da «política de desenvolvimento urbano»

Faro recebe hoje dois galardões no âmbito da segunda edição do concurso “Prémios Cidades de Excelência 2011/2012”, promovido pelo jornal […]

Faro recebe hoje dois galardões no âmbito da segunda edição do concurso “Prémios Cidades de Excelência 2011/2012”, promovido pelo jornal «Planeamento e Cidades».

Trata-se do Prémio de Excelência atribuído ao Plano de Urbanização Vale da Amoreira e do Diploma de Mérito de Ambiente pelo projeto das Hortas Sociais.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente da Câmara de Faro salientou que «há toda uma política de desenvolvimento urbano que vamos promovendo» e que se traduz não só nestes prémios, como na criação de «uma nova rede de transportes urbanos, com viaturas diferentes, menos poluentes», que será apresentada no dia 11 de junho, na «ciclovia, com troços já feitos e outros que falta fazer», e nas «bicicletas partilhadas, cujo concurso está lançado».

Macário Correia acrescentou que «é pena nas circunstâncias atuais não termos recursos financeiros para fazermos aquilo que gostaríamos», mas garantiu a aposta da autarquia no ambiente e qualidade de vida.

Este concurso é uma iniciativa inovadora do Jornal Planeamento e Cidades, que procura impulsionar os projetos desenvolvidos, e a difusão das boas práticas do nosso território, mostrando uma repercussão na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e assim consegue também acompanhar o trabalho desenvolvido pelos diversos Municípios portugueses, e promover a qualidade desses projetos, planos urbanísticos e programas de desenvolvimento, bem como promover a inovação e a criatividade num contexto ambientalmente sustentável.

A área de intervenção do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira (PUVA) integra a Freguesia da Sé e possui 56 hectares, dos quais 48 hectares integram solo urbano do perímetro urbano da cidade de Faro, correspondendo os restantes a solo rural.

A Câmara Municipal de Faro deliberou em 10/04/2008 dar início à elaboração do PUVA (retificada em 15/05/2008), tendo sido alvo de contratualização para elaboração da proposta, conforme deliberação de 01/07/2008, concretizada com a assinatura do contrato em 27/11/2008, celebrado entre o Município de Faro e IMOGHARB – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, no âmbito do qual a referida empresa assumiu a elaboração do PUVA, a elaboração do projeto do parque urbano e respetiva execução, e a execução de parte das infraestruturas.

Na área de intervenção do PUVA incide o traçado à EN2, na ligação Faro-S. Brás de Alportel, prevendo-se que esta venha a ser uma das principais entradas na cidade, constituindo ainda a área de transição entre o solo urbano definido no PDM de Faro para a expansão da cidade e o solo rural, integrado a RAN, na Campina de Faro.

A transição entre o solo urbano e o solo rural será conseguida pelo parque verde que o promotor se propõe executar, e que representa a espinha dorsal da proposta de ocupação desenvolvida, numa cidade carente de espaços verdes de qualidade.

Comentários

pub