Portugal ganha Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública

A Agência de Modernização Administrativa portuguesa recebeu o Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública, na categoria de empresas, […]

A Agência de Modernização Administrativa portuguesa recebeu o Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública, na categoria de empresas, atribuído pela Comissão Europeia.

A instituição portuguesa que visa a simplificação da criação de empresas, com pouco ou nenhum tempo de espera, foi premiada juntamente com o centro espanhol de gestão de dados abertos e com a administração regional das províncias setentrionais dos Países Baixos.

Na categoria de cidadãos, o prémio foi conquistado pela área metropolitana de Helsínquia, Finlândia, pela iniciativa nacional sueca de saúde em linha, e pelo Bairro de Islington, em Londres, que apresentou um pacote integrado de intervenções para reduzir a precariedade energética, o excesso de óbitos no inverno e os internamentos hospitalares.

Na área de educação e investigação, o galardão foi destinado à região espanhola de Múrcia, onde os estudantes se tornaram empresários e formaram equipas que concorrem entre si numa corrida de veículos eficientes do ponto de vista energético.

A Rede académica e de investigação croata e uma iniciativa nacional eslovaca que deteta plágio, agrupando teses e dissertações de todas as instituições do ensino superior foram os outros premiados nesta categoria.

Cada um das iniciativas recebeu 100.000 euros de prémio.

Comentários

pub