Turismo investe 400 mil euros para atrair mais 20 mil passageiros aéreos no inverno do Algarve

Mais 20 mil passageiros a chegar ao Aeroporto de Faro, traduzindo-se num acréscimo de 100 mil dormidas. É este o […]

Mais 20 mil passageiros a chegar ao Aeroporto de Faro, traduzindo-se num acréscimo de 100 mil dormidas. É este o objetivo do Plano de Combate à Sazonalidade no Algarve elaborado pelo Turismo de Portugal, apresentado ontem em Albufeira. Para atingir esses números, o Governo investe 400 mil euros.

A aposta é atrair ao Algarve passageiros vindos de quatro mercados com potencial de crescimento de turistas no curto prazo: a Escandinávia, a Polónia, a Alemanha e a Irlanda. Para isso, o TP estabeleceu contratos de parceria com companhias aéreas e operadores turísticos ((TUI, Air Berlin, Aer Lingus, Norwegian, Itaka e Rainbow Tours), nomeadamente para garantir novos voos e aumentar a sua capacidade.
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De acordo com a estratégia apresentada em Albufeira, com a presença do secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, de Luís Matoso, administrador do Turismo de Portugal, e de Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, do o reforço nas ligações aéreas permitirá recuperar, entre novembro de 2013 e março de 2014, 25 por cento das dormidas e um terço da capacidade aérea que foram perdidas ao longo dos últimos seis anos.

Entre 2006 e 2012, o Algarve viu reduzirem-se mais de 460 mil dormidas e cerca de 60 mil passageiros desembarcados nos períodos de inverno.

Este esforço de recuperação resulta do apoio do Turismo de Portugal às campanhas de marketing do destino junto daqueles mercados, aumentando o número de passageiros transportados e, consequentemente, as dormidas e os gastos na economia da região. O investimento previsto para apoio às operações já confirmadas ronda os 400 mil euros.

Ou seja, o investimento do Governo dirigiu-se para as áreas da comercialização em vez de se ter focado na promoção, naquilo que é considerado como uma mudança de paradigma.

De acordo com o secretário de Estado Adolfo Mesquita Nunes, “ao deslocar recursos de áreas não prioritárias como o apoio a eventos para o esforço de comercialização do destino, esta iniciativa do Turismo de Portugal reforçará as condições de sustentabilidade do turismo algarvio fora da época de verão. No entanto, para essa sustentabilidade se concretizar será crucial que os operadores privados consigam acolher e fidelizar estes novos fluxos de turistas. Essa é uma função que o Estado nunca poderá desempenhar”.

Luís Matoso, administrador do Turismo de Portugal, por seu lado, disse que “esta é a primeira vez que se coloca em prática um plano desta envergadura, por iniciativa do Turismo de Portugal, que vai ao encontro das necessidades extraordinárias vividas por este setor na região. A recuperação, só num ano, de 25 por cento das dormidas perdidas nos últimos seis anos é demonstrativa da importância e dos efeitos deste plano. Além disso, existem outros projetos ainda em negociação, podendo este resultado ser superior”.

O Algarve, com 14,3 milhões de dormidas anuais (10,8 milhões das quais de turistas estrangeiros) é a principal região turística do País e uma das mais sazonais, já que quase metade das dormidas (47 por cento em 2012) se concentra nos meses de julho, agosto e setembro – época alta.

«O combate aos efeitos negativos da sazonalidade da atividade turística no Algarve é uma das prioridades do Governo, onde além deste plano tático se enquadram esforços como o Programa Formação Algarve 2013, recentemente lançado na região», sublinha ainda o Turismo de Portugal.

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