Filho de Isaac Bitton em Faro para descerrar placa no antigo cemitério judaico

Uma placa toponímica em homenagem a Isaac ”Ike” Bitton, descendente de judeus sefarditas expulsos de Espanha em 1496 e que, […]

Uma placa toponímica em homenagem a Isaac ”Ike” Bitton, descendente de judeus sefarditas expulsos de Espanha em 1496 e que, a convite do governo de então, se instalaram em Lisboa, Açores e Faro, para dinamizar a economia nacional, vai ser descerrada no dia 27 de junho, no Centro Histórico Judaico de Faro, situado no antigo cemitério judaico.

Isaac Bitton, que nasceu em Lisboa em 1926, depois de uma visita a Faro em 1983, veio encontrar o cemitério dos seus antepassados votado ao abandono e aqui teve a ideia de salvar este espaço sagrado.

De regresso aos Estados Unidos da América (EUA), onde vivia, reuniu esforços para criar ”The Faro Cemitery Restoration Fund, Inc”, fundo este que teve por objetivo a Restauração e Rededicação do Cemitério Israelita de Faro.

A cerimónia ocorreu em 1993, com a presença de cerca de 400 pessoas, como o então Presidente da República Mário Soares, os embaixadores de Israel, dos EUA e da África do Sul, o presidente da Câmara de Faro João Botelheiro, e Abraham Benito, de Gibraltar. Esta cerimónia teve como mestre de cerimónias Ralf Pinto, diretor de operações, que apresentou as diversas individualidades..

Para a cerimónia do próximo dia 27 de junho, que assinala os 20 anos da Rededicação do Cemitério Israelita, vem expressamente dos EUA o filho de Isaac “Ike” Bitton, Mike Bitton, atual presidente de “The Faro Cemitery Restoration Fund,Inc”

Esta cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Macário Correia e do presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Victor Lourenço, bem como com descendentes de Aristides de Sousa Mendes e descendentes da família Bitton a residirem em Israel, nos EUA e em Portugal.

Esta cerimónia está a ser coordenada por Ana Teresa Bitton, de Lisboa, e António Alves Valente, guia-promotor do Museu Isaac Bitton/Centro Histórico Judaico de Faro.

 

Programa:
14h00 Receção de boas vindas a Mike Bitton nos Paços do Concelho
14h45 Visita ao Cemitério Israelita de Faro/Museu Isaac Bitton
15h30 Descerramento da placa toponímica atribuída a Isaac Bitton no Alto Rodes, Faro
17h00 Visita ao Centro Histórico e Museu Municipal de Faro
19h00 Jantar num restaurante da cidade.

Comentários

pub