Novos transportes de Faro com mais viaturas, horários alargados e atenção ao Turismo

Faro tem uma rede renovada de transportes urbanos, com horários alargados, mais viaturas, muitas delas mais modernas, novas linhas e […]

Faro tem uma rede renovada de transportes urbanos, com horários alargados, mais viaturas, muitas delas mais modernas, novas linhas e melhores condições, nomeadamente ao nível de acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.

O serviço «Próximo», a nova marca criada, já roda na capital algarvia e irá fazê-lo «todos os dias do ano, praticamente 24 sobre 24 horas».

Esta foi a primeira fase de um investimento que deverá atingir os 3,6 milhões de euros, onde também se inclui um novo terminal rodoviário para Faro. A reformulação da rede resultou da celebração de um contrato administrativo de concessão do serviço de transportes coletivos urbanos de passageiros entre a Câmara e um consórcio composto pelas empresas Eva e Barraqueiro. Será o consórcio a investir o dinheiro, ganhando em contrapartida o direito de explorar financeiramente a rede.

«Mais viaturas, mais modernas, mais carreiras, novas zonas da cidade, maior frequência, atenção especial ao Aeroporto, à Universidade, à Hotelaria», resumiu o presidente da Câmara de Faro aos jornalistas, à margem da sessão de apresentação da nova rede de transportes urbanos.

A atenção à dimensão turística e aos visitantes é notória neste novo figurino, não só pelo referido enfoque no Aeroporto e nas unidades hoteleiras, consubstanciada numa nova linha que rodará com frequência entre a infraestrutura aeroportuária e os diferentes hotéis da cidade e do Montenegro, mas também pelo bilhete de 1 ou 3 dias, que pisca o olho aos turistas que queiram passear na cidade.

«Faro passa a ter a partir de hoje uma nova solução de mobilidade, com autocarros modernos, informação fiável do ponto de vista eletrónico», acrescentou Macário Correia. Uma das novidades é a disponibilização dos horários online, algo que até agora «era incipiente». Também deverão ser distribuídos folhetos informativos com os novos horários dentro de dias.

A nova rede conta com 29 viaturas, que se espera que sirvam «1,5 milhões de passageiros e percorram mais de mil quilómetros por ano», segundo o presidente do conselho de administração a empresa EVA Osório Gomes.

No que toca aos diferentes serviços, haverá um alargamento do horário dos minibus, que passam a circular até às 22 horas. Foi ainda criado um novo circuito circular na cidade destes veículos de menores dimensões, ao qual estarão afetas duas viaturas.

Nos autocarros de maiores dimensões, também haverá novidades, sendo a principal a nova carreira Aeroporto/hotelaria. Também neste caso haverá um horário alargado, já que as carreiras funcionarão todos os dias do ano e haverá carreiras noturnas em algumas das linhas. «Há um reforço não só nas linhas para o Aeroporto, mas também para o Montenegro e Gambelas», ilustrou Macário Correia.

Resumindo, haverá 11 veículos minibus que garantirão cinco circuitos nos dias úteis e quatro aos fins de semana e feriados, bem como 17 autocarros tradicionais que  assegurarão cinco linhas todos os dias da semana.  Até ao final do ano vai começar a circular em Faro «uma viatura elétrica de transporte coletivo».

Paralelamente a Câmara de Faro «está a melhorar a rede de pontos de abrigo» e renovou a sinalética. Já o novo terminal, ainda terá de esperar, uma vez que «ainda estão a decorrer os procedimentos necessários», que envolvem o ex-IPTM, que até já foi extinto e cujas competências vão passar para duas entidades distintas.

 

Bilhetes mantêm o mesmo preço, passes aumentam

As mudanças não trarão, para já, aumento das tarifas cobradas a bordo dos autocarros, que em alguns  casos «até descem ligeiramente», embora devam ser esperadas atualizações regulares «nos termos da lei», segundo Macário Correia. Mas haverá aumento no preço dos passes, uma vez que houve a integração de dois serviços, o de mini-bus e das carreiras urbanas regulares.

Segundo Osório Gomes, as novas tarifas de passe «estão já afixadas nos novos autocarros» e determinam o preço para circular nas diferentes coroas criadas. O gestor da Eva admite que estes aumentos serão superiores à inflação, para compensar a integração dos dois sistemas de transportes que antes eram paralelos «como estava definido no próprio caderno de encargos» do concurso público que foi lançado pela autarquia farense.

As taxas, bem como o mapa da rede, estão disponíveis no site do «Próximo», onde também se podem consultar os horários.

 

O serviço «Próximo» em números:

11 viaturas mibus

2 autocarros de 10,7 metros

15 autocarros de 12 metros

1 autocarro elétrico (zero de emissões de CO2)

 

5 circuitos minibus (quatro aos feriados e fins de semana)

5 linhas urbanas (uma nova Aeroporto-hotelaria)

 

Passe sociais integrados (minibus e urbanas)

Bilhetes diários ou de 3 dias, válidos em todo o sistema de transportes urbanos

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