Ministério da Saúde enviou 80 mil cartas aos utentes do Centros de Saúde do Algarve e 40 mil no Alentejo

O Ministério da Saúde enviou 80 mil cartas aos utentes do Centros de Saúde do Algarve para atualizar as listas […]

O Ministério da Saúde enviou 80 mil cartas aos utentes do Centros de Saúde do Algarve para atualizar as listas de inscritos, 40 mil no Alentejo e 750 mil na área da Administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Em todo o país, foram enviadas 900 mil cartas.

Em resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda sobre o envio de cartas aos utentes para “limpeza das listas dos centros de saúde”, datada de fevereiro passado, o Governo respondeu ainda que são aceites outras formas de confirmação, como sugerido pelo BE, que não só telefone ou presencial.

O Ministério da Saúde acrescenta que «há ARS que elaboraram Circulares Informativas, definindo, para os Agrupamentos de Centros de Saúde e/ou Unidades Locais de Saúde da região, a descrição do processo, os procedimentos a adotar em caso de devolução de cartas, e os procedimentos a adotar em caso de contacto do utente para evitar quaisquer falhas».

«Algumas, inclusivamente, nomearam em cada ACES/ULS um gestor de processo, cuja função consiste em estabelecer a articulação entre as unidades de saúde e a ARS, no sentido de garantir a regularização e acompanhamento das situações reportadas», acrescenta a resposta.

De forma a possibilitar o encaminhamento e tratamento das situações reportadas pelos utentes que estabelecem o contacto telefónico com as ARS, há profissionais das mesmas envolvidos neste processo (por vezes incluindo profissionais do Gabinete do Cidadão), garantindo assim uma resposta adequada a todas as situações», diz ainda o Ministério da Saúde.

O MS recorda que «a atualização das listas de utentes nos Centros de Saúde tem como principal objetivo ter mais portugueses a beneficiar de médicos de família, adequando a oferta à procura».

Em junho de 2011 havia um milhão e meio de portugueses sem médico de família atribuído.

Comentários

pub