Mexilhoeira da Carregação: Ermida de Santo António reabriu após obras de reabilitação

A Ermida de Santo António, na Mexilhoeira da Carregação, reabriu após obras de reabilitação, nas quais a Câmara de Lagoa […]

A Ermida de Santo António, na Mexilhoeira da Carregação, reabriu após obras de reabilitação, nas quais a Câmara de Lagoa investiu 5 mil euros.

A ermida, cuja história da fundação se perde no tempo, reabriu ao público no passado dia 13 de junho, dia do Santo Padroeiro.

O estado de degradação da Ermida representava grande preocupação para o Vicariato de S. António que, através do seu representante, Padre Domingos, solicitou a cooperação e intervenção da Câmara de Lagoa no sentido da reabilitação do imóvel, obras que abarcaram a cobertura, o teto em abóbada (na zona do altar e restante corpo da ermida), o coro e zona exterior.

«Tratando-se de um local de culto que deve ser preservado, a autarquia, com o empenho, trabalho e dedicação da população e investindo na cooperação técnica e financeira, operou a reabilitação de um monumento histórico, com memória cultural, religiosa e coletiva no nosso concelho», salienta a Câmara de Lagoa em nota de imprensa.

A Ermida de Santo António localiza-se no ponto mais elevado da povoação. Ostenta um interessante retábulo datado do século XVII, onde está a imagem de Santo António. Existe, também, uma imagem do Senhor Crucificado, provavelmente do século XIX.

Como atalaia perfeita, dali se avista um vasto horizonte em redor, desde a malha urbana de Portimão a uma boa parte do curso do Rio Arade e suas margens adornadas por chaminés das antigas fábricas de conservas desativadas.

Comentários

pub