Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana já foi apresentado

O Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana, à escala 1:50.000, que abarca 16 municípios e uma área de 2900 quilómetros quadrados, […]

O Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana, à escala 1:50.000, que abarca 16 municípios e uma área de 2900 quilómetros quadrados, foi apresentado no dia 20, às 13h00 (hora espanhola) no Centro de Interpretação Ambiental do Baixo Guadiana, em El Granado (Huelva).

Trata-se de um trabalho cartográfico transfronteiriço, coordenado pelo Instituto de Estatística e cartografia da Junta de Andaluzia, possível graças à colaboração do Instituto Geográfico de Espanha (Ministério do Fomento) e do Instituto Geográfico de Portugal da Direção Geral do Território – MAMAOT que puseram os seus meios técnicos ao serviço deste objectivo.

Nas palavras dos representantes destes organismos, presentes na sessão, hoje em dia «a cartografia democratizou-se».

O Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana constitui, assim, «uma experiência pioneira de colaboração entre as instituições responsáveis na área da cartografia em Espanha, Portugal e na Comunidade Autónoma de Andaluzia com o objetivo de oferecer uma ferramenta que permita a entidades públicas ou privadas e ao cidadão em geral um melhor conhecimento do território próprio e vizinho e identificar-se com um espaço geográfico pouco conhecido».

Fica aberta a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos, como cadernos didáticos, novos mapas a outras escalas, projetos de cooperação para gestão de recursos partilhados, etc.

Nas palavras do representante da Direção Geral do Território, a maior novidade é o «seccionamento» transfronteiriço, bem como a possibilidade e facilidade de atualização regular.

A Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia apoiou este projeto que constitui já um importante avanço na cooperação no domínio da cartografia e estatística, apontado no Plano de Ação para a Cooperação Transfronteiriça da Eurorregião (PACTA-A3), como área prioritária.

O Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana será apresentado na CCDR Algarve, no próximo mês de Julho.

Saiba aqui mais sobre a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

 

Comentários

pub