Loulé celebra Dia do Ambiente com atividades destinadas à população escolar

O Dia Mundial do Ambiente vai ser celebrado amanhã em Loulé com diversas atividades, muito focadas no público escolar, que […]

O Dia Mundial do Ambiente vai ser celebrado amanhã em Loulé com diversas atividades, muito focadas no público escolar, que vão decorrer no Parque Municipal, nomeadamente no Centro Ambiental de Loulé e área adjacente ao longo do dia.

Durante a manhã, e em parceria com a Associação Humana Portugal, entidade responsável pela colocação e gestão dos contentores para recolha de roupa e sapatos existentes no Concelho, terá lugar «uma ação de sensibilização que consistirá na pintura/decoração de um conjunto de seis desses contentores, como forma de os tornar mais apelativos e sensibilizar a população para a sua utilização», segundo a Câmara de Loulé. Nesta atividade vai colaborar uma turma de Artes Visuais da Escola Secundária de Loulé, que é uma Eco Escola.

Às 10h45, a autarquia de Loulé vai mostrar o que tem vindo a fazer nos últimos três anos, assim como sensibilizar para questões relacionada para a limpeza bem como promover hábitos educacionais em alunos de CEF, com a projeção do filme «Mancha Branca».

A Autarquia irá promover também a realização de três de ateliers temáticos, das 10 às 12 horas, sobre os temas «Energias Renováveis», «Biodiversidade» e «Oceanos». Em cada um dos ateliers realizar-se-ão experiências que permitirão aos alunos ter casos práticos, como cuidar do ambiente e ajudar a salvar o planeta. Cada atelier terá a duração de 30 minutos e destina-se a grupos de cerca de 25 crianças.

Paralelamente, 300 alunos de pré-escolar do Agrupamento de Escolas Padre Cabanita, farão a apresentação de um espetáculo sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Biodiversidade, no âmbito do encerramento do Projeto Escola Ativa. Nas peças de teatro a apresentar entre as 9h20 e 12h30, «são utilizados conceitos de gestão de resíduos, as energias renováveis, biodiversidades e as cadeias alimentares».

«Durante toda a manhã, o Centro de Saúde de Loulé também participará nas atividades, com um stand em que promoverá atividades e sensibilizará para as questões ligadas à saúde, nomeadamente a higiene, a saúde oral, a vacinação, entre outras. A Guarda Nacional Republicana também se irá associar a este programa, com dois cavalos para as crianças poderem andar, estimulando questões sensoriais do ser humano», revelou a autarquia de Loulé.

A realização de um atelier de Reutilização e Eco-Arte com a Associação UNIR, entre as 10 e as 12 horas e a colocação de um insuflável próximo do Centro Ambiental  para as crianças são outras das atividades previstas. «Finalmente, neste dia, a Câmara Municipal de Loulé lançará uma Newsletter cuja temática é a efeméride em causa, bem como o projeto Mancha Branca», anunciou a Câmara.

Além destas atividades, será ainda possível desfrutar da exposição «O Ambiente na minha Escola», patente até sexta-feira no Centro Ambiental de Loulé. Uma mostra «aberta à população em geral,  com o objetivo de dar a conhecer e divulgar o trabalho que os estabelecimentos de ensino têm vindo a desenvolver no âmbito da educação e sensibilização ambiental dos seus alunos».

Comentários

pub