Livro de contos imaginados por crianças apresentado hoje em Albufeira

A Câmara de Albufeira organizou diversas iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Criança, que se assinala hoje, sábado. Mas […]

A Câmara de Albufeira organizou diversas iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Criança, que se assinala hoje, sábado. Mas serão as crianças a oferecer algo à comunidade, mais concretamente o livro «Os Pequenos Gigantes», que será hoje apresentado na Biblioteca Municipal de Albufeira, às 16 horas.

Nesta apresentação, «as estrelas vão ser os alunos das escolas do 1º Ciclo de Vale de Parra, Sesmarias, Avenida do Ténis, Guia, Olhos de Água, Vale Carro e Fontainhas». 315 alunos destas escolas aceitaram o desafio de construir um texto com base na história “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde, no âmbito do «Clube de Leitura AEIOU».

«Fazendo jus ao ditado “quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto” surgiram diferentes histórias», que foram compiladas no livro que será apresentado esta tarde, revelou a autarquia de Albufeira.

A seguir à apresentação do livro haverá um momento de dramatização com base na adaptação do conto «O Pinto Pintão» de António Torrado.

O «Clube de Leitura AEIOU… O Leitor és tu!» é um projeto iniciado pelo Município de Albufeira, em janeiro de 2012, com o objetivo de incentivar e promover hábitos de leitura em crianças em idade escolar, desenvolver o seu sentido crítico e formar novos leitores.

A iniciativa, da responsabilidade do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), consiste na promoção de encontros informais entre os pequenos leitores das várias escolas associadas ao projeto e a Biblioteca Municipal.

A partilha de leituras representa um dos fundamentos primordiais desta iniciativa, em que as histórias são apresentadas e exploradas de forma lúdica e pedagógica e o primeiro contacto com o livro tem por objetivo apelar ao imaginário e criatividade das crianças.

Esta é apenas uma das atividades que a Câmara de Albufeira promove hoje, destinadas aos mais novos. Entre as 10 e as 13 horas, serão promovidos vários ateliers no âmbito do Programa Paginários em frente aos Paços do Concelho. Às 10 horas, procedeu-se à entrega do livro «O Sonho de Mariana», com conselhos para os pais dos bebés nascidos em Albufeira entre maio de 2012 e maio de 2013, no Salão Nobre.

Comentários

pub