Livro «Faro, Cidade Islâmica» vai ser apresentado em Loulé

O livro «Faro, Cidade Islâmica», de Fernando Pessanha vai ser apresentado no sábado, dia 8 de junho, na Biblioteca Municipal […]

O livro «Faro, Cidade Islâmica», de Fernando Pessanha vai ser apresentado no sábado, dia 8 de junho, na Biblioteca Municipal de Loulé, às 15 horas, numa sessão com entrada livre.

Esta é uma obra que visa assinalar os 1300 anos de um dos acontecimentos mais importantes para a História e identidade patrimonial algarvia: o início do domínio islâmico em Faro, a então capital da “Kura” de Ukxûnuba.

A obra foi desenvolvida a partir de um trabalho produzido para a unidade curricular de Algarve Medievo-Islâmico, do Mestrado em História do Algarve e apresenta-se como uma síntese da presença muçulmana em Faro, baseada em documentos escritos e elementos provenientes das mais atualizadas pesquisas arqueológicas.

O coordenador do Centro de Estudos do Património e História do Algarve António Rosa mendes, considera, na nota de apresentação do livro que escreveu, que “A Cidade Islâmica de Faro” vem esclarecer alguns mitos sobre a presença muçulmana no Al-Andaluz, principalmente no que se refere à romântica ideia da sangrenta conquista muçulmana das cidades hispano-godas como Ukxûnuba, uma vez que os tratados de capitulação terão prevalecido sobre a conquista pelas armas.

Já segundo o autor Fernando Pessanha, «o mais provável é que tanto a cidade como a região de Ossónoba tenham sido anexadas por capitulação depois de, em julho/agosto de 712, ter sido conquistado o núcleo urbano de maior importância: Sevilha», segundo uma nota de imprensa da Câmara de Loulé.

A Cidade Islâmica de Faro foi publicada pelas Edições Mandil, apoiada pela Direção Regional da Cultura do Algarve, pela Câmara Municipal de Faro e pela Associação Faro 1540.

Comentários

pub