Junho é mês de Superbikes, Feira Medieval e Festival Med no Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai voltar a receber a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Superbike, uma das […]

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai voltar a receber a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Superbike, uma das quinze do calendário de 2013 da competição que é a maior do motociclismo internacional em território português. Entre 07 e 09 de junho, a atenção dos apreciadores da modalidade vai estar assim centrada no circuito de Portimão.

O campeonato começou em fevereiro em Phillip Island, Austrália, e chegará ao AIA no dia 07, para aquela que será a sexta etapa de um dos mais competitivos campeonatos do mundo de motociclismo, as Superbike. Mas, além das Superbike, estão ainda em competição motos das categorias SuperSport, SuperStock1000 e SuperStock600.

Reconhecido no mundo pela adrenalina extrema que impõe a cada corrida, o campeonato foi a prova que inaugurou o AIA, em 2008, e desde então tem sido presença assídua no calendário desportivo da pista portimonense.

Enquanto os entusiastas das duas rodas vibram com o Mundial de Superbike, os interessados em visitar a feira «Albufeira Marina – Um Porto de Descobrimentos» são confrontados com a proposta de recuar ao século XV e de explorar a vivência do quotidiano algarvio no tempo de D. Afonso V.

Esta feira medieval começa no dia 06 e termina a 09, na Marina de Albufeira, e prevê arruadas de música trovadoresca, acrobacias de saltimbancos, jograis, mostras de armas e de aves de rapina, rábulas teatrais, danças populares e folguedos. Tudo pelo preço de 3 euros (adulto) ou de um euro (crianças até aos 11 anos), entre as 16h00 e as 00h00.

Também por esta altura, e novamente em Portimão, abre portas a feira «Algarve Genuíno», especialmente dedicada aos produtos mais típicos da região.

Aqui não irão faltar a doçaria e outras iguarias gastronómicas para satisfazer os mais gulosos, os vinhos e o artesanato. Arranca a 07 e estende-se até ao dia 10 no Portimão Arena, com o seguinte horário: sexta-feira das 17h00 às 00h00, sábado e domingo das 11h00 às 00h00, segunda-feira das 11h00 às 22h00. A entrada custa apenas um euro.

O fim de semana de 15 e 16 de junho reserva um programa alternativo para os admiradores dos ofícios algarvios, com mais uma edição da Feira de Artesanato e Etnografia do Concelho de Alcoutim.

O encontro do público com artesãos, peças tradicionais e gastronomia regional acontece na praia fluvial do Pego Fundo, das 14h00 às 00h00, e tem entrada livre.

O final do mês pertence sem dúvida ao Festival Med, um dos mais aguardados momentos de animação cultural da região por ocupar durante dois dias o centro histórico de Loulé com música, teatro, artesanato, exposições, gastronomia e artes de rua.

É sobretudo a música do mundo que movimenta o festival e os milhares de pessoas que por ele passam, e para não gorar as expectativas de quem espera bons concertos, este ano o cartaz traz ao Algarve o jamaicano Anthony B, os suecos Hedningarna, a maliana Oumou Sangaré, a catalã Silvia Perez Cruz, a brasileira Tulipa Ruiz, a angolana Aline Frazão ou os portugueses Dead Combo, Samuel Úria e Cuca Roseta.

O Med decorre nos dias 28 e 29 e entra na décima edição com bilhetes diários ao preço de 12 euros.

Ainda na música, junho termina ao som de John Pizzarelli, músico americano com mais de 40 álbuns editados. O seu cool jazz tocado à guitarra poderá ser ouvido no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), dia 29, às 21h30, por 12 euros (balcão) ou 14 euros (plateia).

Todos estes momentos de animação estão integrados no folheto «Algarve com Eventos» que visa juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias num guia em formato de bolso que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região.

O folheto pode ser encontrado nos postos de turismo do Algarve e está disponível para download em www.visitalgarve.pt.

Comentários

pub