Vitorino, Zeca Medeiros, Marenostrum, Viviane e Orblua no Festival Sérgio Mestre em Tavira

Vitorino, Zeca Medeiros, Filipa Pais, Marenostrum, Viviane, João Afonso, OrBlua, Anysabel, Márcio Gonçalves, Emanuel Furtado e Aurora Gonçalves são os […]

Vitorino, Zeca Medeiros, Filipa Pais, Marenostrum, Viviane, João Afonso, OrBlua, Anysabel, Márcio Gonçalves, Emanuel Furtado e Aurora Gonçalves são os músicos que participam este domingo, dia 9 de junho, no Festival Sérgio Mestre, em Tavira.

O festival, um tributo a um músico que fez de Tavira a sua cidade e que faleceu há cerca de uma dezena de anos, decorre em diversos palcos no centro histórico da cidade, com lugar para a música, dança, oficinas, artes plásticas, cinema documental e culinária.

Trata-se de uma iniciativa que pretende criar um espaço de divulgação da música de inspiração tradicional dos países lusófonos e, simultaneamente, ser um palco de reencontro de culturas em que os artistas possam cruzar a sua arte.

O cartaz é diversificado e destina-se a todas as faixas etárias, além de funcionar como um convite para visitar a cidade.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, salientou que a iniciativa é um justo “tributo a Sérgio Mestre para que o seu percurso não fique esquecido”.

Pedro Mestre, pai do homenageado, reconhece, publicamente, o esforço de Stelmo Barbosa, dirigente da Associação Rock da Baixa-Mar, na preparação deste Festival, assim como o empenho da autarquia em apoiar este espetáculo que “merece ter continuidade”.

O dirigente da Associação Rock da Baixa-Mar, por seu lado, sublinha que o evento visa “ser um meio de divulgação de artistas de países lusófonos que trabalham e inovam as sonoridades tradicionais”.

Stelmo Barbosa acrescenta que “o local escolhido é de certa forma simbólico, pois o parque municipal foi palco de diversos espetáculos que ocorreram, na cidade, ao longo de anos, e onde o próprio Sérgio Mestre atuou com diversas formações”. Mas a sua realização não se restringe a um único palco, outros espaços estão pensados para este fim.

Sérgio Mestre tocou com músicos como Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Vitorino, Pedro Barroso, Fausto ou Janita Salomé, tendo também apoiado autores ou grupos no início das suas carreiras públicas, tais como Marenostrum, Entre Aspas, Filipa Pais ou João Afonso.

O evento é organizado pela Associação Rock da Baixa-Mar, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

 

Programa:

Palco Sérgio Mestre
Viviane, 22h00
Marenostrum, 22h45
Vitorino, 23h30
Filipa Pais, 23h30
Zeca Medeiros, 23h30
João Afonso, 23h30

Palco Telmo Marroquino
Anysabel, Márcio Gonçalves, Emanuel Furtado, Aurora Gonçalves, 18h30
Orblua, 21h00

Palco Castelo
Música com papás, 10h00
Oficina de danças tradicionais, 17h00

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Documentários- Projeção de filmes, 15h00
“Alguns excertos memória de música tradicional pelo Algarve” – Programa constituído por 6 mini documentários filmados em Paderne, Faro interior, Vila Nova de Cacela, Castro Marim, Tavira, Alcoutim.
Foram executados no âmbito do projeto “Documentar Algarve Interior”, promovido pela Algarve Film Commission e co-financiados pelo PRODER.

Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria
Demonstração culinária com a Chef Noélia, 17h00

Em simultâneo decorre, no Refcafé, uma exposição de homenagem a Sérgio Mestre.
Trata-se de uma exposição sobre a Vida e Obra do Sérgio Mestre, com objetos, fotos, curiosidades… e algumas intimidades, deste que foi, a um tempo, o grande embaixador e “agent provocateur” da cidade de Tavira. Para além de compositor, instrumentista, músico, poeta, aventureiro e amigo… do mundo. São 10 anos de cinzento a colorir com estas memórias.

Bilhetes:
Venda antecipada (bar Cenas e Gelataria Delizia em Tavira): €7,50
Venda no local: €9,50

Comentários

pub