Festival Med traz estrelas da “World Music” a Loulé mas a festa começa hoje

O Festival Med volta amanhã, sexta-feira, à zona nobre de Loulé, com muita oferta musical e de vários pontos do […]

O Festival Med volta amanhã, sexta-feira, à zona nobre de Loulé, com muita oferta musical e de vários pontos do planeta. A “World Music”, ou Música do Mundo, volta a ser rainha sexta e sábado à noite, 28 e 29 de junho, mas hoje é dado protagonismo ao Mercado Municipal, que completa 105 anos de existência e por isso já haverá música em dois palcos do MED.

Na noite de hoje, quinta-feira, a autarquia louletana programou um conjunto de iniciativas em torno do aniversário do Mercado e aproveitou para fazer uma espécie de warm up do Festival Med, com entrada livre.

Os restaurantes, bares e bancas de venda de artesanato já estarão a funcionar e haverá «música ambiente nos palcos da Bica e do Arco», segundo o vereador da Cultura da Câmara de Loulé Joaquim Guerreiro.

«Quisemos operacionalizar os agentes externos» à organização, ou seja, os diferentes concessionários, que passam a ter mais um dia para rentabilizar o investimento feito».

Ainda no que diz respeito às comemorações dos 105 anos do Mercado de Loulé, estão previstas a atuação do Rancho Folclórico de São Sebastião e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Esta noite será apenas um aguçar do apetite para o festival propriamente dito, que trará a Loulé artistas nacionais e internacionais bem cotados na área da “World Music”, os quais irão atuar em sete palcos distintos em diferentes largos da zona nobre de Loulé.

O produto nacional estará bem representado. Dead Combo, Cuca Roseta,  Samuel Úria, Miguel Araújo,  Kumpania Algazarra e Dona Gi são apenas alguns dos artistas que representam o nosso país no Med, a que se juntam bandas da região, como os «OrBlua» e «Fad’nu», entre outros.

De entre os que chegam a Loulé vindos de fora, destaque para a banda sueca Hedningama, para a vencedora de um Grammy Oumou Sangaré, que chega do Mali e é considerada uma das divas africanas da atualidade, para catalã Silvia Perez Cruz, para Tulipa Ruiz, um dos novos valores da música brasileira, e para Aline Frazão, que traz a música angolana ao Algarve.

O jamaicano Antonhy B, um dos nomes principais do cartaz, cancelou a tourneé em que se incluía a visita a Loulé e será substituído pelo também jamaicano Omar Perry, filho do bem conhecido Lee Scratch Perry.

Para Joaquim Guerreiro, a décima edição do Med «tem um bom programa, apesar das restrições financeiras» e o autarca louletano mostra-se convicto que será um evento de sucesso.

 

Programa completo:

Dia 28 de Junho

Palco MED Classic – Igreja matriz

– João Pedro Cunha e João Luís Rosa – 19h30

 

Palco Bica

– Mundopardo – 20h30

– OrBlua – 23h15

 

Palco Arco
– The Burnt Old Man (Act 1) – 20h45

 

Palco Castelo

– Samuel Úria – 21h30

– Dead Combo – 23h30

 

Palco Cerca

Aline Frazão – 22 horas

Tulipa Ruiz – 00h00

Hugo Mendez “Sofrito” – 2h30

 

Palco Convento

– Elisa Rodrigues acompanhada por Júlio Resende – 22h45

 

Palco Matriz

– Miguel Araújo – 22h45

– Oumou Sangaré – 1h15

 

Dia 29 de Junho

Palco MED Classic – Igreja matriz

– Orquestra Algarve – Emil Chitakov e laurenti Simões – 19h30

 

Palco Bica

– The Burnt Old Man (Act 2) – 20h30

– Fad’Nu – 23h15

 

Palco Arco

– Bad Luck & Trouble – 20h45

 

Palco Castelo

– Dona Gi – 21h30

– Kumpania Algazarra – 23h30

 

Palco Cerca

– Sílvia Pérez Cruz – 22 horas

– Cuca Roseta – 00h00

– Batida DJ SET – 2h30

 

Palco Convento

– Sofia Vitória & Luis Figueiredo – 22h45

 

Palco Matriz

– Hedningarna – 23 horas

– Omar Perry – 1h15

 

Comentários

pub