Festival de Folclore traz danças tradicionais portuguesas a São Brás de Alportel

As danças tradicionais portuguesas vão animar São Brás de Alportel no próximo sábado em mais um Festival de Folclore, onde […]

As danças tradicionais portuguesas vão animar São Brás de Alportel no próximo sábado em mais um Festival de Folclore, onde vão participar grupos folclóricos vindos de vários pontos do país.

O palco vai estar montado no Jardim da Verbena, mas a abertura do festival é feita com um desfile etnográfico que vai percorrer as principais ruas de São Brás, entre elas a Avenida da Liberdade e prossegue até ao Centro histórico.

Em 2013, este encontro de tradições, de danças e cantares conta com a atuação do Rancho Típico Sambrasense, do Rancho Folclórico de Penha Garcia, do Rancho Folclórico de Castelo de Vide e ainda do Rancho Folclórico os Populares de Olho Marinho.

Os espetáculos

Esta é uma iniciativa do Rancho Típico Sambrasense, conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, bem como um conjunto de entidades e empresas locais que se associam a este evento anual, que vai ter este ano a sua 11ª edição.

 

Sobre os grupos participantes:

Natural de São Brás de Alportel, o Rancho Típico Sambrasense formou-se em 1993 com o objetivo de representar e valorizar as tradições do barrocal e da serra algarvia. Composto por cerca de 50 elementos, desde infantis a seniores, o grupo apresenta
um repertório constituído por corridinhos e bailes de roda, bem como diversos trajos da época, levando o nome de São Brás de Alportel além-fronteiras.

Proveniente do concelho de Idanha a Nova, o Rancho Folclórico de Penha Garcia, fundado em 1983, pretende divulgar e preservar as tradições desta localidade, mediante a recolha de modas e danças junto da população mais idosa, onde o som do acordeão e dos adufes são uma presença constante.

Os trajes do grupo são réplicas dos domingueiros abastados, pobres, romeiros, noivos, entre outros trajos de trabalho que datam entre 1880 a 1915.

O alto Alentejo faz-se representar pelo Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria do Castelo de Vide, que integra um grupo adulto e outro infanto-juvenil, num total de 80 elementos vestidos com trajos representativos de 3 grandes grupos: Passeio, Festa e Campo e Trabalho. Um dos instrumentos mais evidenciados é a “ronca”, feita com uma enfusa de boca tapada por uma pele e onde passa uma vara, emitindo um som muito popular nos tempos passados.

A viagem por Portugal prossegue até Óbidos, pelo Rancho Folclórico “Os Populares” de Olho Marinho. Este grupo com mais de 3 décadas de história apresenta um grupo infantil, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos e um grupo adultos com pares entre os 13 e os 40 anos de idade. Na tocata figuram instrumentos como o acordeão, os ferrinhos, o bumbo, o banjo, as canas, o reco-reco, a pandeireta, entre outros típicos da região.

No seu historial constam espetáculos em Portugal e além-fronteiras, numa tentativa de valorizar as raízes culturais musicais desta região central.

Comentários

pub