Especiarias, Ciência na Biblioteca e Ilustração Científica no Centro Ciência Viva de Lagos

O Centro Ciência Viva de Lagos promove, até ao fim do mês duas sessões de Ciência em Família, uma sobre […]

O Centro Ciência Viva de Lagos promove, até ao fim do mês duas sessões de Ciência em Família, uma sobre «Ciência, Cravo e Canela» (dia 8, no CCV), outra denominada «Vamos Voar», na Biblioteca de Silves 15), e ainda um curso de Ilustração Científica, a 29 e 30 de junho.

Assim, no sábado, dia 8, às 15h00, no CCV de Lagos, o Ciência em Família é Ciência, Cravo e Canela, especiarias que vieram do Oriente para dar mais cor e sabor às nossas vidas. O CCV desafia a aproveitar o fim-de-semana prolongado e a divertir-se (e aprender) com a Ciência destas especiarias, nomeadamente conhecendo as aplicações e usos desses aromas.

A inscrição obrigatória custa 4 euros, se for individual, 5 euros por família (até três elementos), ou 7  euros por família (até  cinco elementos).

No sábado seguinte, a 15 de junho, às 15h30, será a vez de a  Biblioteca de Silves receber um Ciência em Família cujo tema será «Vamos Voar».

Como manter um avião no ar? A partir desta pergunta, os participantes vão explorar os princípios físicos que permitem ao avião ou a uma ave manterem-se no ar. As experiências a realizar vão mostrar como isto é possível.

Esta atividade vem no âmbito de uma parceria entre o Centro Ciência Viva de Lagos e a Biblioteca Municipal de Silves a pensar na criatividade, na diversificação de conteúdos e formatos e na interdisciplinaridade, apresentados de um modo atrativo, lúdico e didático, para miúdos e graúdos.

O público a que se destina são as crianças dos 5 aos 10 anos e seus pais. A atividade custa 5 euros por criança ou 7 euros para pais com duas crianças.

Finalmente, nos dias 29 e 30 de junho (10h-13h + 14h30-17h30), terá lugar no CCV de Lagos um Curso de Ilustração Científica, que terá como formador Fernando Correia (Universidade de Aveiro).

Este curso pretende promover e divulgar a Ilustração Científica, na vertente da Comunicação Científica imagética, com cada vez maior expressão no panorama científico, cultural e artístico, quer português quer internacional.

Treinar os formandos na criação de imagens úteis, para que possam veicular, de modo claro e cientificamente rigoroso, conhecimentos e informação de carácter científico, sem menosprezar o impacto estético, são os objetivos do curso.

Neste curso apresentar-se-ão as regras, princípios, métodos e técnicas básicas de desenho em tom descontínuo monotonais (tinta da china), adaptadas à ilustração biológica, com o intuito de capacitar os formandos com uma base teórico-prática passível de facilitar a progressão autónoma nas técnicas e temáticas abordadas.

O curso, que será pago e terá a duração de 12 horas, deverá ter um número mínimo de 10 participantes e máximo de 16.

Comentários

pub