Empreendedorismo social dos jovens motiva seminário em Faro

O seminário “Social Entrepreneurship – Support of Entrepreneurial Attitudes of Youth Workers/Empreendedorismo Social – Apoio às atitudes empreendedoras dos Jovens” vai decorrer […]

O seminário “Social Entrepreneurship – Support of Entrepreneurial Attitudes of Youth Workers/Empreendedorismo Social – Apoio às atitudes empreendedoras dos Jovens” vai decorrer nos dias 24 e 25 de junho, das 9h30 às 16h30, no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico da Universidade do Algarve, no Campus da Penha, em Faro.

O seminário integra-se no âmbito do projeto “COY-NGO – Certification of the Qualifications of Youth Workers in NGOs – Road to Greater Recognition of Youth Work ” que está a ser promovido pela YEU – Youth for Exchange and Understanding em parceria com quatro organizações internacionais.

Este seminário terá como oradores Janusz Teczke e Tomasz Kusio, ambos da Universidade de Economia de Cracóvia, na Polónia, e Marko Paunovic, Gestor de Projetos da YEU – Youth for Exchange and Understanding.

As sessões focam essencialmente o papel e os desafios das organizações não-governamentais e do trabalho social na construção da economia social europeia.

A língua oficial do seminário é o inglês e a entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Segundo os organizadores, «o Empreendedorismo Social é um campo de ação e investigação que tem vindo a receber crescente atenção por parte de académicos, políticos e profissionais de diversos setores da economia. Sempre existiram empreendedores sociais ao longo da história, ainda que o tema assuma atualmente particular destaque, advindo do desenvolvimento do terceiro setor».

Na Europa, «o trabalho com os jovens é um campo progressista, que oferece espaço e oportunidades para os jovens moldarem o seu próprio futuro e para se mobilizarem, sendo que também tem o papel, muito importante, de incentivá-los a assumir responsabilidades e envolve-los na construção da sociedade. Como resultado da metodologia e da natureza do trabalho com os jovens, a aprendizagem ocorre principalmente através processos não-formais e informais», acrescentam ainda.

Por isso, é assumida «a importância de desenvolver um sistema para validar e certificar esses resultados de aprendizagem e qualificações informais adquiridas através da experiência durante o trabalho com os jovens, assim como de conduzir a um maior reconhecimento do trabalhador da juventude como uma profissão e enquanto empreendedor social».

Este projeto é financiado pelo Programa Leonardo da Vinci, através da Agência Nacional Portuguesa para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Comentários

pub