Coro dos Amigos do Museu de São Brás homenageia maestro Walter Sulzer

O Coro dos Amigos do Museu do Trajo de São Brás e Alportel vai despedir-se do seu fundador e maestro […]

O Coro dos Amigos do Museu do Trajo de São Brás e Alportel vai despedir-se do seu fundador e maestro desde 2006, Walter Sulzer, que se irá retirar, com dois espetáculos de homenagem com o tema «Celebração de 7 anos de música e alegria com Walter Sulzer», na Igreja Matriz e no Museu do Trajo, nos próximos dias 7 (19h30) e 8 (22h30), respetivamente.

O primeiro concerto, no Museu do Trajo, junta o Coro dos Amigos e a sua vertente de câmara Canticorum e irá contar com duas dezenas de canções, dos mais diversos nomes da história da música. Na Igreja Matriz, o concerto irá focar-se na música sacra.

O maestro Walter Sulzer encontra-se «de saída da direção, para o merecido descanso, após uma longa carreira dedicada à música», segundo a Câmara de São Brás. Ambos os concertos têm entrada livre, com recolha de donativos no final.

«Formado em música sacra e órgão, este experiente maestro foi durante 15 anos organista e maestro de um coro de igreja, na Alemanha, desempenhando posteriormente a função de docente de música na Escola Alemã de Alexandria, no Egipto, onde também formou um coro misto», acrescentou a autarquia.

Após várias experiências profissionais em vários países, Walter adotou São Brás de Alportel como sua segunda terra, formando o Coro dos Amigos do Museu, em março de 2006 e o Canticorum – Coro de Câmara, em agosto do mesmo ano.

O Coro dos Amigos do Museu conta, na atualidade, com mais de 30 coralistas de diferentes nacionalidades, entre as quais alemã, escocesa, holandesa, inglesa, japonesa, norueguesa, portuguesa, russa, sueca e suíça.

Devido à proveniência dos seus elementos, o grupo canta música sacra e profana da Renascença, do Barroco, do Romantismo e Contemporânea, bem como música popular portuguesa, com a particularidade de o fazer em diversas línguas europeias.

«O município de São Brás de Alportel associa-se a esta iniciativa, numa merecida homenagem a um ilustre são-brasense, que escolheu São Brás de Alportel para viver, enriquecendo a sua terra com o seu saber, o seu talento e a sua rasgada generosidade», salientou a autarquia.

Comentários

pub