Construção do núcleo museológico Dr. João Dias arrancou em Alcoutim

As obras no núcleo museológico Dr. João Dias já foram lançadas em Alcoutim, um espaço que será criado nas antigas […]

As obras no núcleo museológico Dr. João Dias já foram lançadas em Alcoutim, um espaço que será criado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e visa dar a conhecer o espólio deixado pelo cirurgião e benfeitor alcoutenejo, bem como a sua vida e feitos. A intervenção está orçada em 74 mil euros e deve durar três meses.

«O Dr. João Dias nasceu na Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas veio fixar-se em Alcoutim e aqui exercer a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. Faleceu em 1955, com apenas 57 anos, mas a sua memória perpetua-se até aos dias de hoje, como bom médico e cirurgião extraordinário. Gente de terras bem distantes vinha a Alcoutim em busca deste afamado doutor», recordou a Câmara de Alcoutim, numa nota de imprensa.

O núcleo museológico vai contar com «a biblioteca privada do médico, material do consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita».

João Dias tem já um busto erguido à entrada de Alcoutim, um homenagem da população da vila.

Comentários

pub