Cardeal Patriarca de Lisboa e 20 bispos participam no Jubileu de prata de D. Manuel Madureira Dias

O Cardeal Dom José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa, o novo Patriarca da capital, Dom Manuel Clemente, e cerca de […]

O Cardeal Dom José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa, o novo Patriarca da capital, Dom Manuel Clemente, e cerca de 20 bispos e 70 sacerdotes de todo o país, celebrarão no dia 20 de junho uma missa na Igreja Matriz de Portimão para assinalar o Jubileu dos 25 anos da ordenação episcopal de Dom Manuel Madureira Dias, Bispo Emérito do Algarve.

Tal como o Sul Informação noticiou a 21 de maio, o programa tem início cerca das 16h00 com uma visita à exposição “Creio”, patente no Museu de Portimão até 15 de setembro, que assinala o Ano da Fé e o Jubileu dos 25 anos da ordenação episcopal de Dom Manuel Madureira Dias e onde estão reunidas mais de 50 preciosidades religiosas da Diocese do Algarve.

Entre óleos sobre madeira e tela, peças em ouro, prata e marfim, madeiras estofadas e policromadas, veludo e sedas bordadas, as peças têm origens tão remotas como a Índia, o Japão, a Jordânia ou a Pérsia, abarcando a arte sacra criada entre os séculos XV e XIX.

A esta exposição, que resulta de uma parceria estabelecida entre o Município e a Paróquia da Matriz de Portimão, junta-se no hall do Museu um conjunto de quatro pinturas a óleo e têmpera sobre tela, provenientes da Igreja do Colégio dos Jesuítas, as quais representam Santa Úrsula e as onze mil virgens, os santos mártires jesuítas do Japão, a Sagrada Família e a investidura do hábito franciscano a Santo António, estando patentes até 21 de julho.

Esta é a primeira apresentação pública de parte das 16 pinturas guardadas no acervo do Museu de Portimão, após o trabalho de restauro feito entre 2008 e 2011 na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, por iniciativa do Município de Portimão.

Depois do Museu de Portimão, os religiosos visitarão a Igreja do Colégio, de onde cerca das 18h20 partirão em cortejo até à Igreja Matriz de Portimão para celebrarem a missa de Jubileu de Dom Manuel Madureira Dias.

À noite, a Orquestra do Algarve interpretará a peça instrumental de Händel “Water Music”, com direção musical do maestro Cesário Costa, num concerto promovido pela Câmara Municipal de Portimão e que encerra a programação destas celebrações.

O espetáculo está marcado para as 22h00 no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e tem entrada livre, devendo os ingressos ser levantados na bilheteira do TEMPO, das 9h00 às 19h00, nos dias 15, 18, 19 e 20 de junho.

Comentários

pub