Canil Municipal de Lagos promove Campanha de Castração gratuita

O Canil/Gatil Municipal de Lagos promove, na última semana do mês, uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos. […]

O Canil/Gatil Municipal de Lagos promove, na última semana do mês, uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos. O principal objetivo é o de continuar a controlar o crescimento desta população animal no concelho.

À semelhança do ano passado, e tendo em conta que a iniciativa superou todas as expectativas, vai ser levada a cabo uma nova campanha de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas), entre os próximos 24 e 28 de junho.

De acordo com o veterinário municipal, na campanha promovida em 2012 foram intervencionados 146 animais, tendo sido submetidos a cirurgia 50 canídeos (34 fêmeas e 16 machos) e 96 felinos (51 eram animais de rua e os restantes 45 tinham dono ou eram alimentados na rua).

A campanha deste ano vai novamente poder contar com a colaboração voluntária dos médicos veterinários que exercem a sua atividade na área do concelho de Lagos (Heike Rautenberg, Graça Silva, Maria José, Lars Rammquist, Tiago Jesus, Vadin Petruck, James Cagney, Luis Branco e José Carlos Sousa).

Têm prioridade no atendimento, os animais que foram dados para adoção pelo Canil Municipal desde janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados, os animais que estejam ao cuidado de associações, bem como os restantes cujos donos sejam munícipes proprietários de um elevado número de animais.

Os interessados devem efetuar uma inscrição prévia, a partir do dia 17 de junho (entre as 9h00 – 12h00 e 14h00 – 16h00) a formalizar junto da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lagos (Margarida Maurício), através dos telefones 282 771 700 / 912 150 018.

O Canil/Gatil Municipal de Lagos encontra-se licenciado como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos, desde fevereiro de 2012 (anteriormente funcionava apenas como centro de recolha e alojamento provisório para cães e gatos).

Este equipamento tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. Com a renovação e ampliação do espaço efetuada em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma adoção efetiva em maior escala, mais informada e consciente, com animais mais socializados.

Comentários

pub