Candidatos socialistas assumem compromisso para o próximo mandato autárquico

O PS apresentou os candidatos do partido às 16 câmaras algarvias num Fórum Autárquico que decorreu no passado sábado, em […]

O PS apresentou os candidatos do partido às 16 câmaras algarvias num Fórum Autárquico que decorreu no passado sábado, em Faro. Um encontro que também serviu para que os candidatos socialistas assumissem «um  conjunto de compromissos autárquicos comuns de âmbito regional, que serão incluídos nos respetivos programas eleitorais e respeitados ao longo do seu mandato».

Uma «Carta de Compromissos Autárquicos 2013/17» que  se propõe «a contribuir para a parametrização e coerência na construção dos contratos eleitorais que os candidatos pelo PS assumem com cada um dos seus concidadãos», segundo o presidente do PS/Algarve António Eusébio.

Os candidatos do PS aos dezasseis municípios, que assinaram o compromisso, são: Fernando Anastácio (Albufeira), Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), José Amarelinho (Aljezur), Carlos Nóbrega (Castro Marim), Paulo Neves (Faro), Francisco Martins (Lagoa), Maria Joaquina Matos (Lagos), Vítor Aleixo (Loulé), Graça Batalim (Monchique), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel), Fernando Serpa (Silves), Jorge Botelho (Tavira), Adelino Soares (Vila do Bispo) e David Murta (Vila Real de Santo António).

«A prioridade dos candidatos socialistas será na dinamização económica direcionada para a criação de emprego, estruturando o contrato político local com os cidadãos em políticas responsáveis e projetos exequíveis e sustentáveis, do ponto de vista social, económico e ambiental», revelou o PS/Algarve.

Outra prioridade assumida foi «o aprofundamento e desenvolvimento das políticas sociais e das redes sociais municipais», bem como a valorização das redes locais, onde se procurará «desenvolver parcerias locais no âmbito da dinamização do conhecimento, cultura e desporto, criar condições para o desenvolvimento de uma cidadania solidária e fomentar um modelo de Autarquia de proximidade, transparente e moderna».

«Finalmente, os candidatos socialistas assumiram um compromisso para a instituição em concreto da região administrativa do Algarve, propondo-se trabalhar com o Governo e a Assembleia da República para a clarificação das atribuições e competências dos vários níveis da administração local e regional, corrigindo os erros recentes em matéria de fusão e união de freguesias ao arrepio da vontade das populações e cumprindo o preceito constitucional de instituir em concreto as regiões administrativas, como verdadeiras autarquias locais de âmbito supramunicipal dotadas de legitimidade democrática», concluíram os socialistas.

Desafios para os quais António Eusébio acredita que os candidatos «estão à altura», uma vez que têm «a visão, a dedicação, o trabalho, a responsabilidade e a ética para responder positivamente perante novas e inovadoras políticas sociais e económicas no sentido de potencializar as especificidades dos seus Municípios».

O convidado de honra no 7º Fórum Autárquico do PS foi Joaquim Raposo, que representou o secretário-geral do PS António José Seguro. O atual presidente da Câmara da Amadora considerou que «os candidatos socialistas têm de olhar com coragem, confiança e rigor para os desafios colocados no quotidiano da gestão de uma comunidade e de um município, para além de apelarem à participação dos cidadãos neste processo de mudança».

Comentários

pub