Câmara de Lagoa recolheu 120 toneladas de resíduos depositados à beira das estradas

A Câmara Municipal de Lagoa recolheu, nos últimos dez dias, 120 toneladas de resíduos verdes, monstros e entulhos, «depositados indevidamente […]

A Câmara Municipal de Lagoa recolheu, nos últimos dez dias, 120 toneladas de resíduos verdes, monstros e entulhos, «depositados indevidamente na via pública e junto dos contentores de Resíduos Sólidos Urbanos».

A autarquia salienta os «enormes esforços» feitos pelos seus Serviços de Limpeza e chama a atenção para o facto da deposição inadequada de resíduos em locais públicos
ser punível com multas, apelando ao civismo dos munícipes.

«Num concelho cujas atividades principais dependem do turismo e da capacidade de se conseguir atrair os turistas, esta é uma situação que contribui negativamente para a imagem de Lagoa, não só ao nível da salubridade pública, com também ao nível dos prejuízos económicos causados a todos os envolvidos nessa mesma área, pois os potenciais turistas acabam por não ficar ou por não voltar a este concelho», salienta a Câmara de Lagoa em nota de imprensa.

Para além disso, as enormes quantidades de resíduos deixadas em locais inadequados «resultam em encargos muito elevados para o Município, que tem de os recolher e posteriormente entregar no Aterro Sanitário, cujas tarifas de descarga são muito elevadas».

Esses encargos, sublinha a autarquia, «acabam por se repercutir, obrigatoriamente, no valor das tarifas pagas por todos os Munícipes».

A Câmara sublinha que, de acordo com a legislação nacional, bem como com o Regulamento de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública do Município de Lagoa, «a responsabilidade de gestão deste tipo de resíduos é dos seus proprietários, que deverão garantir o seu destino final adequado, independentemente se são os próprios proprietários ou se são empresas de jardinagem contratadas, a efetuar o corte e transporte desses resíduos».

A sua deposição indevida na via pública é punível de acordo com o Regulamento de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública do Município de Lagoa, «aplicável tanto ao proprietário do local de onde foram retirados os resíduos, como, caso aplicável, às empresas de jardinagem que prestaram o serviço».

Atualmente, o Município de Lagoa disponibiliza aos seus munícipes um Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa devidamente legalizado, para onde podem ser transportados e descarregados os resíduos em questão.

A Câmara recorda que, para os Resíduos Verdes Domésticos, as descargas até 100 quilos são gratuitas.

Relativamente aos chamados “Monstros” e em quantidades até um metro cúbico de volume, o Município dispõe também de um Serviço de Recolha ao domicílio, gratuito, para o qual basta entrar em contacto com a Linha Resíduos 808 202 283.

«No sentido da defesa do meio ambiente, alertamos para que nunca coloque os seus resíduos na via pública e junto aos contentores, devendo utilizar as soluções que o Município disponibiliza», acrescenta.

«Os Serviços de Fiscalização do Município encontram-se vigilantes perante a deposição indevida dos resíduos, com especial enfoque nas infrações consideradas reincidentes».

Comentários

pub