BE lança debate sobre «Educação, Saúde e Inclusão Social» em Olhão

O Bloco de Esquerda vai encerrar o ciclo «Jornadas sobre Olhão», com uma sessão dedicada ao tema «Educação, Saúde e […]

O Bloco de Esquerda vai encerrar o ciclo «Jornadas sobre Olhão», com uma sessão dedicada ao tema «Educação, Saúde e Inclusão Social», cujo painel será inteiramente feminino. O debate está marcado para esta sexta-feira, às 21h15, no auditório da Praça de Agadir, em Olhão.

A sessão terá como convidadas a psicóloga educacional/técnica de projeto T.E.I.P. Eduarda Arroio, a assistente social/técnica de reinserção social de toxicodependentes Cláudia Moura, a socióloga/movimentos associativos de inclusão social e luta contra a pobreza Helena Azevedo e a deputada do BE eleita pelo Algarve Cecília Honório.

A parlamentar bloquista vai aproveitar a ocasião para apresentar a proposta do BE «para responder às consequências sociais do memorando da troika». «O Programa de Emergência Social (PES) é uma iniciativa que responde aos contornos da crise humanitária que alarga para amplos setores sociais como consequência da situação económica atual», enquadrou o BE/Olhão, numa nota de imprensa.

«Trata-se de um conjunto de medidas imediatas para uma ação comum contra os efeitos da austeridade – a fome, a miséria e o abandono das camadas pauperizadas da população», continuou.

Algumas das medidas propostas são a «atualização do salário mínimo para 533 euros, a revogação da nova lei das rendas, a proibição do corte da água e energia às famílias em comprovada situação de pobreza, o reforço do apoio alimentar nas escolas e a criação de um Cabaz Social, com 10 produtos essenciais com zero por cento de IVA: leite infantil, pão, arroz, massa, azeite, carne, peixe, ovos, fruta essencial, legumes essenciais».

Comentários

pub