Autarquia de VRSA lança banco de resgate para apoiar famílias sobre-endividadas

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou publicamente, esta quinta-feira, na presença do secretário de Estado da […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou publicamente, esta quinta-feira, na presença do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, o Banco de Resgate de VRSA, uma estrutura inovadora para ajudar as famílias a ultrapassar situações de insolvência ou sobre-endividamento originadas pela crise económico-financeira.

A medida põe em prática as recomendações avançadas na II sessão do Fórum «Refundar a República» – uma estrutura de cidadania fundada em VRSA, no dia 25 de Abril de 2013 – e responde ao repto lançado pelo presidente da autarquia de VRSA, Luís Gomes, a João Gil Pedreira, orador convidado e autor do livro «Resgate das Famílias e Empresas do Sobre-endividamento Crónico».

Para Luís Gomes, «mais do que atribuir apoios diretos, este banco de resgate pretende ativar uma plataforma de proximidade e representa um projeto inovador que inicia um novo paradigma na forma de olhar a política e as pessoas».

Para o secretário de Estado Marco António Costa, «esta nova estrutura de apoio consolida a imagem de Vila Real de Santo António como capital da inovação social, onde é possível desenvolver soluções integradas e eficazes entre o Estado e a administração local».

Para garantir uma resposta integrada, o futuro Banco de Resgate será articulado com as valências sociais já em vigor na autarquia de VRSA e de que são exemplo a Agência de Combate à Crise (Agarra) – criada em 2008 para minorar as consequências da crise económica na vida dos munícipes -, a prestação de apoio alimentar, o apoio ao arrendamento habitacional ou adesão às medidas de apoio ao emprego, como é o caso dos Contratos Emprego Inserção (CEI).

Também esta quinta-feira, a autarquia de Vila Real de Santo António, em articulação com o Centro de Emprego de VRSA, apresentou publicamente o Gabinete de Apoio ao Emprego, Empreendedorismo e à Economia (Arranca).

Inovadora na sua vertente de proximidade, a estrutura apoia a integração ou reintegração de pessoas em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego e acompanha os munícipes que pretendam apostar no seu próprio negócio.

Em funcionamento desde o início do ano, o Arranca já efetuou mais de 400 atendimentos e, em paralelo com o Centro de Emprego de VRSA, assegurou 134 colocações entre os meses de janeiro e abril de 2013, duplicando os dados homólogos de 2012.

Em termos de ofertas, as duas estruturas já puseram à disposição dos utentes, entre janeiro e abril de 2013, mais de 200 ofertas de emprego, o que representa uma igual duplicação dos valores face ao período homólogo de 2012 (em que o Arranca ainda não se encontrava em funcionamento).

Localizado nos Paços do Concelho, o Arranca oferece serviços de divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego e qualificação e proporciona aconselhamento no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo.

Com um acompanhamento totalmente personalizado desde o início até ao final do processo de cada utente, desempenha ainda um papel mediador entre o potencial ou efetivo empreendedor e as diversas instituições com as quais terá de estabelecer contacto para dar início à atividade económica da empresa.

Comentários

pub