Associação Cívica Portimão Sempre organiza Curso de Verão sobre «Cidadania Participativa»

Paulo de Morais, vice-presidente da TI – Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que falará sobre «Corrupção e Despesa Pública», […]

Paulo de Morais, vice-presidente da TI – Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que falará sobre «Corrupção e Despesa Pública», e Fernando Nobre, presidente da AMI e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, abordando o tema «Cidadania Global Solidária» são dois dos oradores convidados do Curso de Verão organizado pela Associação Cívica Portimão Sempre, entre 5 e 7 de julho.

Subordinado ao tema «Cidadania Participativa», conta ainda com João Almeida, presidente da associação SOS Mundus («Sonhos Frágeis na Utopia da Solidariedade»), Marcelo Moriconi, sociólogo e co-coordenador do Sistema Nacional de Integridade («Governo Aberto e Acesso à Informação»), Tiago Fernandes, professor da Universidade Nova de Lisboa e cientista social («Sociedade Civil e Qualidade da Democracia em Portugal 1974-2013»), Jorge Morgado, secretário-geral da DECO («Defesa do consumidor»), Inna Paiva, professora do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes/ISMAT («Ética empresarial), e ainda Nuno Sequeira, presidente da Quercus («Conservação da Natureza e Biodiversidade – o papel da sociedade»). Prevê-se também a participação de uma outra instituição local, que ainda não deu resposta ao convite.

Filipe Pimenta, membro da Associação Cívica Portimão Sempre e responsável pela organização, explicou ao Sul Informação que «o tema da Cidadania Participativa foi escolhido por ser algo com que a associação se identifica e por ser transversal a toda a sociedade, sendo portanto do interesse de todos aprofundar conhecimentos sobre estas áreas».

Os critérios da escolha dos oradores foram «simplesmente tentar ir buscar pessoas e instituições que fossem de referência no país e nas áreas em que realizam as suas ações. Quisemos também dar voz a instituições e organizações locais, como é o caso da SOS Mundus», acrescentou.

«Penso que se conseguiu um leque muito bom de oradores e uma diversidade de temas de grande interesse», disse ainda Filipe Pimenta.

Quanto ao público a que se dirige o curso, este responsável pensa que «os temas são suficientemente abrangentes e interessantes para podermos ter a esperança de que qualquer pessoa se possa inscrever. No entanto, estou convencido que a maioria dos inscritos serão pessoas mais ligadas a voluntariado, associativismo, ajuda humanitária, etc».

E o que pretende a Associação Cívica Portimão Sempre com este seu primeiro curso de verão? «Os objetivos do curso, no fundo, são os mesmos da associação: dar mais informação e conhecimento para a formação de uma opinião livre, uma maior consciência cívica, maior intervenção e empenho de todos, para que a sociedade seja mais dinâmica e aberta. Tal passa pela exposição de propostas capazes de permitir que cada cidadão forme, em liberdade e com sentido crítico, as suas convicções», explica Filipe Pimenta.

As inscrições neste curso de verão custam 25 euros, sendo aceite um máximo de 40 inscrições. «Espero que os 25 euros não sejam desmotivadores, mas, como não temos apoios nenhuns, temos que cobrar para poder cobrir as despesas de alojamento e deslocação dos convidados. Nenhum dos oradores cobra honorários, mas as despesas básicas são por nossa conta. Daí o preço das inscrições».

O evento decorrerá em Portimão, no auditório do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), parceiro institucional no evento. Filipe Pimenta diz esperar que «este seja o primeiro de outros cursos de verão a realizar em parceria com o ISMAT. Estamos em conversações para que se possa assinar um protocolo para edições futuras».

E como a Associação Cívica Portimão Sempre não pára, «em outubro, vamos realizar cinco sessões de cinema, em parceria com o TEMPO. Quatro serão para as escolas e uma sessão para o público em geral. Fazemos isto no âmbito do Movimento “Importas-te?” da Fundação EDP e que passa pelo visionamento do filme “Quem se importa”».

O Curso de Verão irá funcionar, no primeiro dia, 5 de julho, das 19h30 às 23h15, no sábado, dia 6, das 9h30 às 19h30, e no domingo, último dia, das 9h30 às 13h00.

O email de pré-inscrição deverá ser enviado para [email protected].

Comentários

pub