Artistas do LAC inauguram exposição coletiva em Vila do Bispo

A. Pedro Correia, Eduarda Coutinho, Henrique Pereira, Jorge Pereira e Raymond Dumas são os artistas que integram a exposição coletiva […]

A. Pedro Correia, Eduarda Coutinho, Henrique Pereira, Jorge Pereira e Raymond Dumas são os artistas que integram a exposição coletiva do LAC – Laboratório de Atividades Criativas, que abre amanhã, dia 14, às 18h00, no Centro de Interpretação da Vila do Bispo, numa parceria com a Câmara local.

A mostra insere-se no PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC, que veio suprir a necessidade sentida de um programa que estabelecesse ligações com a região da cidade de Lagos e/ou com outros artistas residentes no LAC ou com o próprio edifício, cruzando experiências, intensificando diálogos, criando relações pessoais e artísticas em rede.

O PRALAC comporta três tipologias: projetos anuais, de curta duração e pontuais, oferecendo locais de trabalho para a criação artística, destinados a artistas locais, nacionais e internacionais.

Os projetos anuais são dirigidos a artistas residentes na zona de Lagos e o LAC disponibiliza 14 celas para projetos que se adaptem ao local, nomeadamente nas artes visuais e música. Os projetos são avaliados pela sua originalidade, metodologia e organização, sendo apenas consideradas propostas de índole experimental e não comercial.

A exposição pode ser vista até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, no Centro de Interpretação que se situa no antigo Mercado Municipal, à beira da Estrada Nacional 268.
A entrada é livre.

O LAC – Laboratório de Atividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício projetado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade.

Construído com outros objetivos, revela atualmente uma dicotomia interessante entre prisão/reclusão VS espaço de criatividade/liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história.

A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objetivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

Desenvolve diversos projetos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência e ROOTS.

Em 2012, inaugurou a Galeria LAR, espaço de tertúlia e partilha nas diferentes vertentes artísticas. A Galeria é parte integrante do edifício destinado a alojar artistas integrados nas residências do LAC.

O LAC é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Secretário de Estado de Cultura/Direção Geral das Artes.

Comentários

pub