Aprilia domina corridas das Suberbikes no Autódromo do Algarve

O dia mais importante do Campeonato do Mundo de Superbike aconteceu este domingo no Autódromo Internacional do Algarve com a […]

O dia mais importante do Campeonato do Mundo de Superbike aconteceu este domingo no Autódromo Internacional do Algarve com a realização das quatro corridas. Foi um fim-de-semana muito animado, que trouxe até ao circuito de Portimão mais de 25.816 pessoas.

Não poderiam ser mais intensas e distintas as corridas de Superbike realizadas em Portimão. A primeira manga viu um decidido Tom Sykes assumir a primeira posição na fase inicial.

O piloto da Kawasaki saiu da pole e levou consigo mais quatro pilotos para um duelo intenso e de alguma forma dramático.

Após as primeiras voltas, Eugene Laverty assaltou a primeira posição e assinou a volta mais rápida da corrida. Parecia que o irlandês, profundo conhecedor da pista por força da sua anterior ligação com a equipa da Parkalgar, estava a preparar a vitória na primeira corrida do dia. Laverty tentava e conseguia uma pequena vantagem face aos perseguidores, um grupo composto por Marco Melandri, Jonathan Rea, Tom Sykes e Sylvain Guintoli.

Mas a sorte não quis nada com os pilotos irlandeses nesta primeira corrida e tanto Laverty (motor partido em plena reta da meta), como Jonathan Rea (problemas de motor) abandonaram de forma prematura, para entregar a luta pela liderança entre aos três sobreviventes.

Marco Melandri tentou a meio da corrida. a sua sorte. depois de sentir problemas de tração com a sua BMW e conseguiu mesmo subir ao primeiro posto, mas logo de seguida Sykes respondeu de forma mais destemida no final da reta da meta e Melandri foi mesmo forçado a sair fora de pista para descer ao terceiro posto atrás de Guintoli, até aí espetador de toda a ação na sua frente.

Mas Marco Melandri não baixou os braços e, na fase final da corrida, voltou ao ataque, para passar primeiro Guintoli e depois Sykes, com o inglês a perder rendimento na fase final e descer mesmo ao terceiro posto.

Melandri garantia assim a sua segunda vitória do ano, na frente de Guintoli – que ainda tentou tudo por tudo na derradeira volta, mas não conseguiu passar o italiano – e Tom Sykes, com o francês a aproveitar para aumentar a sua vantagem no campeonato.

Leon Camier foi o quarto na frente de Loris Baz, naquela que foi a corrida com a quarta diferença mais reduzida entre o primeiro e segundo classificado na história do Campeonato do Mundo de Superbike.

 

Segunda corrida com história diferente

A história da segunda corrida, foi completamente distinta e ainda mais complicada. Na volta de formação de grelha de partida, Tom Sykes caiu com a Kawasaki e foi mesmo forçado a vir até às boxes para que a equipa conseguisse de forma desesperada colocar a sua moto em funcionamento.

O tempo perdido acabou por forçar Sykes a partir do final da linha de boxes e atrás do resto do pelotão, mas a moto não estava boa e Sykes rapidamente regressou à boxe, mas voltaria a sair mais tarde, para, após algumas paragens, conseguir mesmo assinar a volta mais rápida de sempre em corrida no circuito do AIA, tempo esse que era desde 2010 pertença de Max Biaggi.

O novo recorde da pista em corrida – 1m42.475s – passa a ser igualmente de Tom Sykes, ele que já era o recordista em qualificação com o tempo que lhe valeu a pole no dia anterior (1m41.360s).

Eugene Laverty arrancou na frente e levou consigo Jonathan Rea. Os dois rodaram juntos na primeira fase da corrida com vantagem para Melandri e Guintoli.

Mas Melandri começou a sentir problemas com o pneu traseiro e acabou por se afundar na classificação, para terminar em 12º, enquanto Laverty ganhava vantagem face a Rea na segunda metade da prova, altura em que o piloto da Honda permitiu igualmente a aproximação de Sylvain Guintoli, que passou o irlandês. Com isso, Guintoli garantiu novamente o segundo posto na corrida, agora atrás de um superior Eugene Laverty que assim esqueceu o abandono na primeira manga com uma vitória sem qualquer contestação.

Jonathan Rea teve que se contentar com o terceiro posto, na frente de Loris Baz e Chaz Davies, pilotos que rodaram também sempre muito sozinhos ao longo da corrida, com Davies a passar Checa já na segunda metade da manga, para fechar o lote dos cinco melhores.

Foi mais uma corrida em que os pilotos da Aprilia conseguiram as duas primeiras posições, o que aconteceu pela terceira vez este ano. Guintoli destacou-se novamente na frente do campeonato face a um desesperado Tom Sykes que certamente não quererá se lembrar da prova de Portimão nos próximos tempos.

Todos os resultados em www.worldsbk.com

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