Aldeia da Senhora do Forte em Lagos completa 20 anos de existência

A já famosa e mais pequena aldeia portuguesa – Senhora do Forte -, que este ano completa 20 anos de […]

A já famosa e mais pequena aldeia portuguesa – Senhora do Forte -, que este ano completa 20 anos de existência, foi construída ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. Para além da tradicional festa preparada para assinalar esta ocasião, a Aldeia promove a realização do I Congresso das Aldeias do Algarve.

O Museu Municipal de Lagos vai acolher a festa do 20º aniversário da Aldeia da Senhora do Forte. Esta pequena localidade será alvo de diversas atividades destinadas a assinalar o 20º aniversário da sua inauguração, onde se inclui a realização do I Congresso das Aldeias do Algarve.

De acordo com a organização, este Congresso tem por objetivos recolher, tratar e divulgar o máximo de informação sobre o passado e o presente das aldeias algarvias; promover a tomada de consciência das aldeias algarvias e dos seus moradores para as suas capacidades e potencialidades; proceder ao estudo da vida atual nas aldeias, incluindo o que afasta os seus naturais e o que atrai os novos moradores; possibilitar um conjunto de ações de dinamização social e cultural das aldeias algarvias que se projetem no futuro; e criar parcerias destinadas a concretizar o máximo de iniciativas de interesse para as aldeias do Algarve. Os interessados poderão enviar trabalhos sobre esta temática até ao dia 10 de Junho.

Esta “Festa da Aldeia da Senhora do Forte, a paisagem do meu imaginário” alcançou ainda mais notoriedade, também além-fronteiras, quando venceu, em 2011, o concurso internacional III Prémio Mediterrâneo da Paisagem, na categoria C – Experiências de Sensibilização e Formação, passando a constar do Catálogo de Boas Práticas editado pela PAYS-MED-URBAN.

O encerramento do I Congresso das Aldeias do Algarve decorre no Museu Municipal de Lagos, no dia 22 de junho, durante a Festa da Aldeia da Senhora do Forte. Saiba tudo sobre esta Aldeia, o Congresso e como participar em http://www.cerol.net/aldeia/.

A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de quatro anos e 5.300 horas de trabalho minucioso, tendo sido doada ao Museu de Lagos, em 1993. Atualmente pode ser visitada, de terça-feira a domingo, neste equipamento cultural.

O seu traçado urbanístico e as belezas paisagísticas naturais e da arquitetura tipicamente algarvias foram cuidadosamente aproveitados e respeitados, de forma a proporcionar as melhores condições de vida aos seus moradores e aos visitantes.

Tem registado uma cada vez maior afluência de turistas, sendo hoje uma das localidades do Algarve mais procuradas.

PROGRAMA
17h00 | Concentração no Museu
17h15 | Receção dos convidados e visita à Aldeia
17h20 | Assembleia do Povo da Senhora do Forte
17h30 |Leitura das Conclusões do I Congresso das Aldeias do Algarve
17h40 | Pequeno Concerto com o grupo coral “Brumas do Mar”
17h45 | Lançamento de livro sobre a Aldeia
17h50 | Proclamação e entrega de diplomas a jovens Amigos da Aldeia
18h00 | Partilha do Bolo da Festa (confecionado e oferecido pelo pasteleiro Alberto Costa)

Comentários

pub