AHETA critica suspensão da divulgação dos dados de tráfego nos Aeroportos

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) criticou esta sexta-feira a suspensão da divulgação mensal dos dados […]

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) criticou esta sexta-feira a suspensão da divulgação mensal dos dados do tráfego aéreo registado nos aeroportos portugueses, apelando ao bom senso  da empresa ANA – Aeroportos para que reponha «rapidamente uma prática seguida durante décadas».

A associação também apelou ao Governo «que, em nome do interesse nacional, intervenha junto dos responsáveis da ANA, visando repor a normalidade nesta matéria», recusando «a ideia segundo a qual estas instruções terão tido origem no operador privado».

A decisão de deixar de divulgar os dados de movimento e tráfego de passageiros «surpreende pela negativa, sobretudo porque ocorre numa altura em que um operador privado (VINCI) se prepara para assumir a gestão em regime de monopólio destas importantes infraestruturas aeroportuárias».

«Atitudes desta natureza deixam antever uma relação conflituosa no futuro, principalmente porque as mesmas atentam contra o interesse geral. Está em causa a divulgação de indicadores decisivos e determinantes para avaliar a evolução do sector turístico nas várias vertentes, mas também e, muito principalmente, para a definição de estratégias promocionais e outras», considerou a associação empresarial algarvia.

Frisando que a divulgação «regular e atempada do movimento e tráfego de passageiros é uma prática comum em todos os aeroportos mundiais», a AHETA recordou ainda que «o sector privado financia e apoia desde há alguns anos novas rotas aéreas e companhias de aviação, cuja beneficiária principal é precisamente a ANA, atendendo ao aumento de receitas daí derivado, o que menos justifica a decisão agora tomada, ainda por cima sem qualquer aviso prévio».

Comentários

pub