Águas de Portugal doa 20 mil euros a IPSS que ajudam crianças e combatem pobreza

O Grupo Águas de Portugal entregou na passada semana mais de 20 mil euros a  três instituições de solidariedade social […]

O Grupo Águas de Portugal entregou na passada semana mais de 20 mil euros a  três instituições de solidariedade social com intervenção nas áreas de apoio a crianças e de combate à pobreza.

A verba foi angariada na campanha de responsabilidade social de 2012, que levou o grupo AdP a doar 50 cêntimos por cada postal eletrónico de Natal enviado pelos colaboradores das suas empresas no ano passado.

As entidades beneficiadas são a «Acreditar», que ajuda as famílias na luta contra o cancro, as «Aldeias de Crianças SOS», que apoiam crianças em situação de risco e a «Associação Novos rostos…Novos Desafios», que combate a pobreza e promove a redução de riscos. Os 20 mil e 607 euros angariados serão distribuídos em partes iguais pelas três instituições.

«Esta iniciativa de responsabilidade social teve início em 2009 e, durante os últimos três anos, materializou-se no apoio à preparação dos atletas de natação paralímpica para os Jogos Paralímpicos de Londres de 2012», revelou a Águas do Algarve, empresa pertencente ao Grupo.

«Os colaboradores da Águas do Algarve, S.A. e das várias empresas pertencentes ao Grupo AdP aderiram fortemente a este projeto e, desde o primeiro ano de campanha (2009) foram enviados 143 mil cartões de Natal eletrónicos, que representam uma poupança de aproximadamente 72 quilos de papel (postais e envelopes) e de 143 mil selos, bem como importantes poupanças de recursos associados ao transporte para os destinatários e respetivas emissões de Dióxido de Carbono», acrescentou a empresa algarvia.

Depois de garantido o apoio à seleção Paralímpica, o programa continuou, com as verbas a serem destinadas a «projetos e instituições que no terreno, de norte a sul do País, ajudam aqueles que passam por momentos particularmente difíceis».

A vertente solidária da AdP não se ficou por aqui e há vários outros projetos de cariz social em curso. A nível interno, a empresa criou uma iniciativa que se destina a apoiar os filhos dos colaboradores do grupo Águas de Portugal que evidenciem dificuldades financeiras.

«Este apoio materializa-se na atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior e para esta vertente interna da responsabilidade social da AdP foram canalizados 12.493,25 euros, uma verba que também resulta da campanha relativa aos postais de Natal de 2012», disse a Águas do Algarve.

Os funcionários do grupo que gere as infra-estruturas de abastecimento de água em alta em Portugal criaram ainda, no final de 2012, um Banco de Voluntários corporativo que tem por objetivo estimular os colaboradores a atuarem como voluntários em ações de apoio à comunidade e que tem por lema «Gota a Gota, Mudamos Vidas».

«O programa de voluntariado corporativo encontra-se numa fase-piloto, envolvendo 200 colaboradores  aos quais é concedido um dia e meio para participar em iniciativas de voluntariado corporativo. A primeira ação realizou-se no passado dia 17 de maio na Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal e consistiu, entre outras tarefas, em ações de limpeza, pinturas, renovação da instalação elétrica, reparação e pintura de móveis, decoração do espaço, incluindo a substituição de colchas de cama, cortinas, colocação de tapetes, novos móveis, candeeiros de leitura e quadros de cortiça, tendo ainda sido entregues três computadores», segundo a empresa algarvia do Grupo.

«Em breve  gostaríamos de apresentar um projeto de apoio aqui na nossa região algarvia, que infelizmente conta com vários casos de necessidades urgentes», anunciou a Águas do Algarve.

Comentários

pub