A participar, jovens de diferentes países da Europa entenderam-se

De início, a timidez é notória, mas depressa as línguas se soltam e começa a troca de ideias. Jovens de […]

De início, a timidez é notória, mas depressa as línguas se soltam e começa a troca de ideias. Jovens de diversos países europeus estiveram em Vila Real de Santo António para participar no I Encontro Internacional de Cidadania e Participação Juvenil do Algarve.

Além de participarem em diversas iniciativas de trabalho, mas também lúdicas, deram o seu contributo na conferência Internacional «Poder Local e Democracia Participativa em Tempos de Mudança», um dos pontos altos do encontro promovido pela cooperativa ECOS que decorreu a 20 de junho.

Um evento que juntou académicos, dirigentes autárquicos e associativos, entidades e especialistas em democracia participativa de diversos países da Europa. Depois de uma manhã com duas mesas redondas, que assentaram num modelo mais tradicional, da parte da tarde os participantes no encontro foram chamados para serem eles os protagonistas.

Utilizando o modelo de Café Participativo, ou “World Café”, a ECOS-Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento colocou os jovens a pensar e a discutir sobre quatro temas gerais, onde um ou mais dinamizadores procuravam estimular a troca de ideias.

O Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve foram os convidados na mesa dedicada ao tema «Media e E-Democracy», onde foi bem notória a diferença de perceções sobre a Comunicação Social e as redes sociais, conforme o país de origem.

A presença de uma cidadã turca na mesa permitiu, de resto, uma visão interna dos protestos que agitaram este país, onde, segundo a participante vinda da Turquia, os meios de comunicação social locais terão alinhado com o Governo na tentativa de não divulgar os protestos.

Aqui, foi salientada a importância das redes sociais na divulgação de uma informação que estava a ser “abafada”, o que levou à conclusão que, cada vez mais,  «o uso de E-Democracia nas redes sociais acaba por forçar os media tradicionais a focar determinados temas», mesmo quando há relutância em fazê-lo.

Noutras mesas, mas com participantes em comum (os grupos de participantes na conferência eram instados a rodar por três das quatro zonas de debate, ao longo de uma hora), foram debatidos os temas «Agenda Local XXI», «Orçamento Participativo Jovem» e «Conselhos Municipais de Juventude».

Paralelamente a esta iniciativa, os parceiros do «Algarve 2020» estiveram reunidos, para fazer um balanço deste de cidadania e participação jovem. Esta quarta-feira, o presidente da ECOS Bruno António volta ao programa radiofónico «Impressões» para fazer o balanço da reunião e do encontro que a cooperativa que dirige realizou na passada semana.

Comentários

pub