32 Postos de Praia da Saúde abrem a 1 de julho no Algarve

32 Postos de Praia, promovidos pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através de um protocolo de colaboração com […]

32 Postos de Praia, promovidos pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, entram em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, e mantêm-se abertos até 31 de agosto e 15 de setembro.

Distribuídos ao longo da costa algarvia, têm o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Sendo a Região do Algarve um dos principais destinos turísticos nacionais, nomeadamente, durante os meses de Verão, regista-se um considerável aumento do número de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, que se encontram na região neste período.

Assim sendo, salienta a ARS, «as prestações de cuidados de saúde assumem uma relevância especialmente importante nestes meses de maior fluxo populacional, tornando-se indispensável criar as condições necessárias para garantir um atendimento de qualidade a todos os utentes, tanto aos residentes como aos turistas que nos visitam».

É com esse objetivo que a ARS volta a implementar o Plano de Verão, entre os meses de julho e setembro, com vista a «reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve» e permitir que a assistência a todos os que visitam a região, caso necessitem, seja «célere, eficaz, eficiente e de qualidade».

Assim sendo, os Postos de Praia funcionarão 9 horas diárias (das 10:30 às 19:30 horas), com início a 1 de julho e término a 31 de agosto, exceto 11 postos que se irão manter até 15 de setembro.

Na sequência da implementação do novo regime de taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, os atos de enfermagem efetuados serão sujeitos à aplicação da tabela em vigor, conforme estipula a Portaria nº 306-A/2011.


Postos de Praia comunicam com CODU

 

Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Durante os meses de Verão, a ARS, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai ainda disponibilizar consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitem de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica nos diversos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos da Região.

No âmbito da Rede de Urgência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de quatro Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e dois Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro, com atendimento 24 horas.

O Plano de Verão de 2013, contará com os recursos afetos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos órgãos dirigentes dos Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde.

 

Principais causas de atendimento nos Postos de Praia

 

A acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efetuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos Postos de Praia, sendo os parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

De destacar, ainda, que o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve, como habitualmente, desenvolve, no âmbito da prevenção, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2013, entre 15 de maio e 30 de setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

Este Plano de contingência tem como principal finalidade a promoção da proteção da saúde da população contra os efeitos de uma Onda de calor, através do qual as pessoas serão informadas sobre os níveis de alerta e de quais as medidas a ter em conta para minimizar os efeitos sentidos em períodos de altas temperaturas.

Comentários

pub