«Perigos na Internet» são tema de sessão na Biblioteca de Loulé

Os «Perigos na Internet» serão tema de uma conferência que irá decorrer no dia 6 de junho na Biblioteca Municipal […]

Os «Perigos na Internet» serão tema de uma conferência que irá decorrer no dia 6 de junho na Biblioteca Municipal de Loulé, às 18 horas. A iniciativa está inserida no ciclo «Escola Atenta às Problemáticas dos Alunos» da Escola Internacional do Algarve e conta com a colaboração da Polícia Judiciária.

«A Internet está massificada e pode ser uma ferramenta útil para os nossos jovens. Mas a “navegação” imatura das crianças na Internet também é perigosa. As crianças podem ser expostas a conteúdos impróprios, podem importar vírus informáticos ou podem mesmo ficar viciadas», enquadrou a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

«Funcionalidades específicas da Internet, como as mensagens instantâneas, as salas de conversação (‘chat rooms’), as redes sociais (principalmente, o Facebook) e até o correio eletrónico (email) colocam os jovens utilizadores à mercê de ameaças mais graves, como o ‘cyberbullying’ (assédio ofensivo) ou predadores sexuais. O crescente uso de Internet móvel, em computadores portáteis e telemóveis, expõe ainda mais as crianças a estas ameaças», acrescentou.

Tendo em conta que «as interações virtuais online resultam muitas vezes em crimes reais e são uma preocupação da Policia Judiciária», a inspetora Leonor Madeira, da Diretoria do Sul da PJ, vai falar em Loulé sobre as principais ameaças existente e propor formas concretas de as prevenir e combater, partilhando a sua experiência de investigação do crime informático.

As conferências da Escola Internacional do Algarve pretendem estimular a reflexão de pais e educadores sobre problemáticas que afetam as nossas crianças, sobretudo, no meio escolar.

Comentários

pub