«Amazônia Festival» traz cultura da grande floresta tropical a Faro

A cultura da Amazónia vai mostrar-se em Faro já a partir de hoje, sábado, até dia 8 de junho no […]

A cultura da Amazónia vai mostrar-se em Faro já a partir de hoje, sábado, até dia 8 de junho no «Amazônia Festival», uma iniciativa organizada pela Galeria Amazônia Portugal, de Lagos, e que integra a agenda do Ano do Brasil em Portugal.

Fotografia, cinema e gastronomia vão dar cor e sabor a um evento cujas bases serão a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e o Barti café, no espaço cultural Pátio de Letras.

A EHTA, em Faro, acolherá uma exposição de fotografia ao longo dos oito dias de evento, com imagens que retratam a vida na grande floreta tropical. Imagens bem apelativas, pela amostra que a organização providenciou (ver galeria abaixo).Esta escola irá acolher ainda obras de Artes Plásticas de artistas locais.

No Barti Café, será dado espaço à sétima arte, entre 3 e 7 de junho. No ciclo «Mostras de Cinema e Documentário», haverá uma sessão por dia, sempre às 21h30, cujo denominador comum será a Amazónia.

No dia 3, segunda-feira, serão exibidos os filmes «Cariua Catu – A grande expedição de Pedro Teixeira», «Do Matadouro à Glória» e «A Semente do Ouro Negro».

A 4, o programa conta com as obras «O Açaí», «Terra dos Meninos Pelados» e «O Cineasta da Selva».

No dia 5 haverá uma «Mostra Luso-Amazónica», com os trabalhos «Amazônia Desconhecida» e «No rasto do Eldorado», enquanto a 6 de junho o filme a exibir é «No Paíz das Amazonas».

O ciclo encerra na sexta-feira, dia 7 de junho, com os documentários sobre a exposição «Peixe e Gente», patente no Museu da Amazónia, «Nessa Cidade Todo o Mundo já Bebeu na Bica», «Retratos de Manaus» e «Parente».

Da parte da Galeria Amazônia Portugal, chega a garantia que no evento se poderá encontrar «toda e qualquer forma de expressão cultural  de identidade amazónica que vai desde sua Gastronomia a mostras cinematográficas». O evento conta «com total apoio institucional da Embaixada do Brasil em Portugal e do Consulado Geral do Brasil em Faro», acrescentou a organização.

A iniciativa pretende chegar a «entidades oficiais, público em geral com interesse na tradição e cultura amazónica, público académico e estudantil, à comunidade brasileira residente, turistas de diversas nacionalidades que visitam esta que é uma conhecida região turística europeia, intelectuais, artistas, fotógrafos, pesquisadores, jornalistas e formadores de opinião».

Todas as fotos foram cedidas pela Galeria Amazônia Portugal, de Lagos

Comentários

pub