VRSA e Castro Marim partilham escola da Fundação Real Madrid com Ayamonte

A Escola Socio-desportiva da Fundação Real Madrid, atualmente a funcionar nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro […]

A Escola Socio-desportiva da Fundação Real Madrid, atualmente a funcionar nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim, deverá estender as suas atividades à cidade de Ayamonte, em Espanha, integrando-se assim na programação da recém-constituída «Eurocidade do Guadiana», composta pelos três municípios fronteiriços.

«Para preparar o alargamento do projeto, uma equipa de coordenadores e membros da fundação visitou, esta semana, as três localidades, tendo destacado as boas condições desportivas, bem como o ambiente formativo já desenvolvido entre professores e alunos», anunciou a autarquia vila-realense numa nota de imprensa.

Ao mesmo tempo, foram avaliados os resultados do segundo ano de funcionamento da Escola Socio-desportiva dos concelhos de VRSA e Castro Marim, projeto que envolve mais de uma centena de jovens nas modalidades de futebol e basquetebol e uma equipa de sete formadores que seguem os princípios educativos da Fundação Real Madrid. O objetivo da escola é oferecer alternativas de lazer às crianças em situações de risco, contribuindo para o desenvolvimento da sua personalidade.

As aulas da fundação decorrem nas localidades de Monte Gordo (futebol), Vila Nova de Cacela (basquetebol), Vila Real de Santo António (futebol e basquetebol) e Castro Marim (basquetebol).

De acordo com Conceição Cabrita, vereadora com o pelouro do desporto na autarquia de Vila Real de Santo António, «este alargamento das atividades da escola é a prova do sucesso e da dinâmica desenvolvida nos últimos meses».

«Por esta razão, está a ser preparada uma formação para treinadores nas áreas de basquetebol e futebol, nos meses de junho e outubro, respetivamente. Em carteira está igualmente a participação num torneio, a realizar na Hungria, em 2014», refere Conceição Cabrita.

A Escola Socio-desportiva dos concelhos de VRSA e Castro Marim também procura incentivar formas de vida saudáveis e incute aos jovens sinalizados pelas entidades parceiras valores como solidariedade e espírito de equipa. «Exemplo disso foi a visita ao Estádio da Luz, realizada em julho de 2012, que assinalou o encerramento do ano letivo 2011/2012», salientou a Câmara de VRSA.

De forma a garantir o acompanhamento integrado dos jovens, o trabalho dos formadores é desenvolvido em paralelo com os professores titulares, centros de saúde e encarregados de educação, que são periodicamente chamados para conhecer o percurso dos seus educandos.

A Eurocidade Ayamonte – Castro Marim – Vila Real de Santo António é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento da ligação já existente entre os três municípios, promovendo a convergência económica, social, cultural e desportiva.

Comentários

pub