Vila Real de Santo António recebe diploma de mérito pelas boas práticas na acessibilidade

O projeto de proximidade «Passo a Passo», da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, recebe, esta sexta-feira, dia […]

O projeto de proximidade «Passo a Passo», da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, recebe, esta sexta-feira, dia 24 de maio, o diploma de mérito em matéria de acessibilidade atribuído pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e pelo «Jornal Planeamento e Cidades».

A cerimónia tem início às 16h00, na Sala Hexagonal da Casa de Serralves, no Porto, onde serão homenageadas todas as entidades que têm contribuído para a promoção da «acessibilidade para todos» em Portugal.

O projeto «Passo a Passo» surgiu em 2010 e tem como missão a requalificação paisagística e a intervenção na resolução de pequenos problemas do espaço público, tais como a reparação ou a reposição de calçadas, a substituição ou a relocalização de sinais de trânsito, bem como a pintura ou a limpeza do mobiliário urbano.

Por outro lado, põe em prática a aposta do município nas políticas de «mobilidade para todos», concretizando um programa estruturado de abolição das barreiras arquitetónicas e dando seguimento aos planos local e municipal de promoção de acessibilidade.

O projeto possui ainda uma vertente social, uma vez que muitas das intervenções desenvolvidas no espaço público dão respostas concretas a munícipes que viram limitada a sua mobilidade.

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade é uma associação de natureza privada, de interesse público e sem fins lucrativos que tem por missão sensibilizar e formar técnicos e cidadãos para a construção de territórios sociais de mobilidade.

Na prossecução da sua missão, e em estreita colaboração com o «Jornal Planeamento e Cidades», o instituto desenvolveu uma publicação que retrata os últimos 10 anos de trabalho a nível nacional e os últimos 5 anos de edições no jornal em matéria de acessibilidade, sob a forma de entrevistas, depoimentos, intervenções urbanas e programas de apoio por uma sociedade mais inclusiva.

Comentários

pub