Vila Real de Santo António quer saber «Como transformar portugueses em alemães»

«Como transformar portugueses em alemães», «como resgatar as famílias e as empresas do sobreendividamento crónico», «qual o papel do poder […]

«Como transformar portugueses em alemães», «como resgatar as famílias e as empresas do sobreendividamento crónico», «qual o papel do poder local na superação do cenário de crise mundial», são apenas algumas das questões que estarão em debate no sábado, dia 25, em Vila Real de Santo António, na segunda sessão do fórum de ideias para «Refundar a República».

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António volta, assim, a associar-se a um grupo de cidadãos e personalidades de relevante destaque e dá seguimento, no próximo dia 25 de maio, à iniciativa de âmbito nacional que tem como meta criar um fórum de ideias para «Refundar a República».

A segunda sessão, que tem como tema «Resgatar as Famílias e as Empresas», conta com a colaboração de um painel de especialistas composto por economistas, criativos, psiquiatras, advogados, jornalistas, autarcas, entre outros.

O objetivo será observar a questão da crise económica de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens tais como a avaliação do impacto do atual cenário económico e social na saúde mental dos portugueses.

O debate, aberto à participação de toda a sociedade civil, tem início às 16h00 no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e conta com a participação, enquanto convidados, de João Gil Pedreira, Nuno Morais Sarmento, Ricardo Gusmão, Rui Moreira de Carvalho e Rui Neto Pereira.

Além deste painel, serão chamadas a intervir todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, movimentos, clubes, comerciantes, bancos, empresas, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.

Para ampliar a participação da sociedade civil, o Fórum tem em preparação um sítio na internet, tem forte representação nas redes sociais e possui um canal próprio no YouTube, onde se encontra disponível um vasto arquivo audiovisual das ideias levadas a debate.

Para Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, a sessão de arranque, decorrida no passado 25 de Abril, mostra que é possível e desejável debater e apresentar propostas válidas para o país e até ponderar a possibilidade de termos um novo funcionamento da República».

«Os dados estão lançados e agora contamos com o apoio da sociedade civil para encontrar contributos válidos para refundar o funcionamento das instituições», nota Luís Gomes.

 

Que ciclo de debates é este?

 

«Refundar a República» é o tema base de um ciclo de 12 debates cujo primeiro objetivo é motivar a participação na vida pública das pessoas, das famílias e das empresas (especialmente das micro e pequenas empresas) e assim encontrar soluções sustentáveis, justas e eficazes para vencer a crise.

O Fórum procura concretizar esse objetivo através da divulgação de diferentes perspetivas e abordagens dos fenómenos sociais atuais, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, governamentais e não-governamentais.

A data de 25 de Abril foi simbolicamente escolhida como o dia de arranque da iniciativa, antecipando a comemoração dos 40 anos de Democracia em Portugal.

Durante um ano, todos os dias 25 de cada mês, os portugueses serão chamados a participar nestes fóruns que terão lugar não só em Vila Real de Santo António, mas também se irão alargar a todo o país.

 

Quem são os convidados para 25 de maio?

 

João Gil Pedreira – Economista e consultor de empresas, possui especialização profissional nas áreas da Banca, Seguros e Telecomunicações.

É autor do livro, que publicou recentemente, «Resgate das Famílias e Empresas do Sobreendividamento Crónico», onde apresenta propostas concretas e politicamente exequíveis de solução para a atual crise económica e financeira.

É fundador e CEO da Bridges Advisors, onde tem vindo a desenvolver projetos de sustentabilidade no mercado de crédito a particulares em Portugal.

 

Nuno Morais Sarmento – Advogado de profissão, foi assessor jurídico do Gabinete do Alto Comissariado do Programa Nacional de Prevenção da Toxicodepência – Projeto Vida (1993), membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais (1994) e integrou a Direção da Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen, em representação da República Portuguesa (1995).

É membro do Conselho Superior do Ministério Público.

 

Ricardo Gusmão – Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, especialista em psiquiatria pela Ordem dos Médicos e Ministério da Saúde, Mestre em Saúde Mental e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Nova de Lisboa.

Atualmente, exerce como assistente graduado de psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e é professor de psiquiatria e saúde mental na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Coordena há 10 anos as atividades da Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal e integra várias sociedades e grupos de peritos nacionais e internacionais em doenças afetivas e na área dos comportamentos suicidários.

 

Rui Moreira de Carvalho – Engenheiro de máquinas marítimas (ENIDH), mestre em economia e gestão da ciência e tecnologia (ISEG) e doutorado em gestão de empresas (ISCTE), integrou os quadros da Empresa Geral de Fomento e foi adjunto do secretário de Estado do Comércio.

Foi assessor do CA da CGD e desde Março de 2011 é Director no Gabinete de Estudos da Caixa Geral de Depósitos.

É professor associado no ISG (Lisboa) e na Universidade Lusófona (Lisboa) e autor de diversas publicações.

 

Rui Neto Pereira – Jornalista, diretor-geral da Bode Expiatório – agência criativa de conteúdos audiovisuais e eventos – e diretor-geral da Box – Future School – projeto educativo e formativo centrado na criatividade, colaboração, comunicação e liderança. É fundador e presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.

É autor do livro «Como transformar portugueses em alemães?» e autor e formador de workshops de criatividade e inovação para empresas e instituições como a Vodafone, Delta Cafés, Universidade Católica ou a Casa da Imprensa.

Comentários

pub