Vila Real de Santo António assinala 239º aniversário com homenagens, cortejo etnográfico e feira histórica

Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 239º aniversário da sua fundação com um […]

Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 239º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene, durante a qual serão homenageados cidadãos vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito dentro e fora do país.

As celebrações iniciam-se no dia 9 de maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal, com a conferência «Os 500 anos de Arenilha». Conduzida pelo historiador Fernando Pessanha, a sessão centra atenções na história da então existente povoação de pescadores denominada Santo António de Arenilha, situada na margem portuguesa da foz do Guadiana.

Também no dia 9, às 22h00, o Centro Cultural António Aleixo recebe o espetáculo «Tejo-Tietê». Neste concerto, a cantora portuguesa Susana Travassos e o compositor-violonista brasileiro Chico Saraiva protagonizam um encontro musical que reaproxima o diálogo poético entre os dois países.

No dia 11 de maio, às 10h00, é inaugurada a Feira Histórica, na Praça Marquês de Pombal. Até 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h30, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

Segue-se, às 10h30, no Centro Cultural António Aleixo, a abertura da exposição filatélica da Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários VRSA, alusiva aos 500 anos da fundação de Santo António de Arenilha.

À noite, pelas 21h30, tem lugar o Encontro de Bandas Filarmónicas, na Praça Marquês de Pombal.

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo, às 9h30. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA – entre as quais o treinador Manuel José, que será homenageado com a medalha de mérito –, bem como os melhores alunos do concelho.

Também durante a sessão solene será assinado o Contrato de Gestão de Área Dominial da Frente Ribeirinha de Vila Real de Santo António. O ato contará com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), João Carvalho.

Pelas 11h00, também no Centro Cultural, será apresentado o selo e carimbo alusivos aos 500 anos da fundação de Santo António de Arenilha.

Já às 11h15 terá lugar o lançamento do livro «Manuel José: um Faraó de VRSA», da autoria de Neto Gomes. A obra presta homenagem ao ex-treinador de clubes como o Sporting, o Boavista, o Benfica o Al-Ittihad ou o Al-Ahly e dá destaque ao percurso além-fronteiras deste vila-realense.

Também no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade, e terminará na Praça Marquês de Pombal.

A programação encerra a 23 de maio, com a apresentação do livro «VRSA há 90 anos: figuras, factos e histórias verídicas», de M. Tacão Monteiro, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, às 18h00.

Comentários

pub