UEFA ajuda Silves Futebol Clube a recuperar estádio destruído pelo tornado

A UEFA vai atribuir ao Silves Futebol Clube uma «verba avultada» para ajudar a recuperar o Estádio Dr. Francisco Vieira, […]

A UEFA vai atribuir ao Silves Futebol Clube uma «verba avultada» para ajudar a recuperar o Estádio Dr. Francisco Vieira, gravemente afetado pelo tornado de 16 de novembro do ano passado, revelou ao Sul Informação o presidente da formação silvense.

Ainda assim, a verba que aquele organismo internacional vai atribuir servirá apenas «para pagar cerca de um quarto dos estragos totais», avaliados em mais de 700 mil euros. Por isso, Rui Amador apela aos silvenses e a todos os algarvios para que participem, no domingo, dia 5 de maio, em mais um Silves Tour, cujas receitas reverterão a favor do clube.

Precisamente para tratar do apoio que já terá sido decidido pela Comissão Executiva da UEFA, Rui Amador, bem como Jorge Silva, vice-presidente da Câmara de Silves, e Carlos Gomes, vice-presidente do Silves FC, estão esta tarde em Lisboa, para uma reunião com Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, organismo que fez a ponte com a UEFA na procura de apoio para a coletividade algarvia.

«Passados estes meses após o tornado, a situação do Silves é praticamente igual, porque foram prometidas muitas ajudas, mas pouca coisa chegou», explicou Rui Amador. Do concerto de solidariedade a favor do clube, resultaram pouco mais de 4000 euros, enquanto os 13.500 euros angariados com o jogo de solidariedade entre o Sporting e uma seleção algarvia «ainda não chegaram aos cofres do Silves», garante o presidente do clube.

O Estádio Dr. Francisco Vieira foi uma das principais vítimas do tornado de novembro. Ficaram destruídas bancadas, coberturas de bancadas, vedação, balneários e o relvado, que ficou crivado de vidros e outros destroços, inviabilizando, desde então, a sua utilização pelos atletas. Essa deverá ser, aliás, a intervenção mais cara, já que é preciso arrancar o relvado atual e substituí-lo por inteiro, bem como refazer sistemas de rega.

«Nós, com o dinheiro que já temos, poderíamos ter iniciado outros pequenos arranjos. Mas já disse à massa associativa e aos pais dos atletas que não faz sentido estar a intervir nos balneários, nas bancadas ou na vedação se o que é básico, o relvado, não estiver arranjado. Essa é a prioridade», frisou Rui Amador.

A verba que virá da UEFA «dará uma boa ajuda», mas ainda faltará muito para devolver um mínimo de operacionalidade ao estádio.

Por isso, a verba que poderá ser angariada pelo Silves Tour é considerada muito importante. Carlos Gomes, vice-presidente do clube, disse ao Sul Informação esperar «2000 a 2500 euros» de receita desse evento desportivo e de solidariedade, aberto à participação de todos. «Todas as verbas que consigamos recolher são importantes. Não podemos estar à espera de grandes verbas, por isso é muito importante manter este alerta, manter a situação do Silves FC na memória das pessoas».

Carlos Gomes também lamentou que «os apoios prometidos não tenham chegado», salientando os problemas que «todos os dias são sentidos pelos nossos atletas, devido à falta de condições para a sua prática desportiva e para os treinos, e que até já levaram à perda de atletas a favor de outros clubes».

O Silves FC, desde o tornado, está a treinar «em campos do século XVI», ironiza o vice-presidente, «em campos pelados do município, sem um mínimo de condições. Agora que chega o calor e o tempo seco, aquilo é uma poeirada que não tem fim, temos que regar o campo ou os atletas nem conseguem respirar. São condições de treino duríssimas, sem balneários nem nada».

«Esta verba da UEFA vai permitir ao clube sobreviver. Se não fosse isso, não sei como poderíamos iniciar a próxima época», concluiu.

O vice-presidente da Câmara de Silves, assumindo que a autarquia não tem meios para acudir às obras do estádio, garante que «o município desde a primeira hora que esteve sempre próximo do clube. Em dezembro, poucos dias depois do tornado, tivemos logo uma reunião em Beja com o Dr. Fernando Gomes, procurando sensibilizar a Federação para levar à UEFA o estado do campo do Silves». «Tem havido muita cooperação institucional e só assim conseguimos chegar aqui. Por isso nos congratulamos com a decisão da comissão executiva da UEFA».

«A verba não será a suficiente para reparar todos os danos, mas assegura o restabelecimento do básico, que é a recuperação do relvado», acrescentou o autarca Jorge Silva.

O vice-presidente do município apela ainda a todos os amigos e simpatizantes do Silves FC e do desporto para que, no domingo, dia 5 de maio, se juntem ao Silves Tour, «um evento que tem uma vertente desportiva sempre aliada ao cariz social».

«Tem havido muito entusiasmo das pessoas à volta desta edição do Silves Tour e estou convicto de que vamos ultrapassar as sete centenas de participantes. Neste momento, sei que já foi vendido mais de meio milhar de t-shirts, mais as verbas das inscrições».

«Apelo a todos, para mais porque vai estar muito bom tempo, para que participem no Silves Tour. A concentração e a partida são às 9h30, junto às Piscinas Municipais e ao rio, um local muito aprazível e com facilidade de estacionamento. Tudo se conjuga para que tenhamos uma grande jornada desportiva e de solidariedade», conclui o vice-presidente da Câmara de Silves.

Comentários

pub