Secretário de Estado e Universidade do Algarve refletiram sobre o Turismo

Conhecer a Universidade do Algarve (UAlg), perceber o que ali se faz tanto no campo pedagógico como cientifico na área […]

Conhecer a Universidade do Algarve (UAlg), perceber o que ali se faz tanto no campo pedagógico como cientifico na área do Turismo e revelar algumas preocupações do Governo em relação a este setor de atividade foram os principais objetivos da visita que o secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes fez esta segunda-feira à universidade algarvia, que foi seguida de uma reunião de trabalho.

Uma iniciativa do titular da pasta do Turismo do Governo pouco habitual e, como tal, «refrescante», na visão do Reitor da UAlg João Guerreiro. Até porque, considerou o responsável pela universidade, há muito conhecimento produzido que poderá ser útil às entidades públicas desta área.

Adolfo Nunes começou ontem uma visita de três dias à região, a convite da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA). Depois de ter estado na UAlg ontem à tarde, o membro do Governo vai a Alvor, Portimão, esta manhã para fazer um mergulho  junto dos navios afundados no âmbito do projeto «Ocean Revival».

Ontem, após a reunião que juntou o membro do Governo, o Reitor, docentes e investigadores da UAlg e o presidente e vice-presidente da ERTA, Adolfo Nunes explicou ao Sul Informação que o objetivo da sessão «foi discutir algumas ideias sobre a estruturação do produto turístico, os problemas e as soluções para o Algarve, sobre a organização institucional do turismo em Portugal e refletir sobre os cursos aqui ministrados».

Uma «reflexão em conjunto», onde Adolfo Nunes deu conta das suas «sensibilidades» e recebeu em troca as opiniões vindas do mundo académico. «Vim aqui tentar aproximar mais a comunidade académica da decisão pública e política em Portugal, em matéria do turismo», disse o secretário de Estado.

Um canal de comunicação que nem sempre funciona da melhor forma, pois «muitas das vezes estuda-se, investiga-se, mas o conhecimento fica na bolha académica». Uma questão que o Reitor da UAlg também quer mitigar.

«Temos vindo a produzir teses de Mestrado e de Doutoramento, que são reflexões sobre diversos aspetos do Turismo, que hoje em dia já são 230. Compete-nos a nós fazer a promoção externa desse conhecimento desenvolvido e acumulado na universidade, para que não resultem apenas na obtenção de graus académicos», revelou João Guerreiro.  

Na reunião, segundo o Reitor da UAlg, a universidade procurou refletir com Adolfo Nunes «aquilo que podemos fazer para melhorar o desempenho a região e para haver uma melhor articulação entre os diversos setores que podem servir para enriquecer o Turismo».

«É alguém que assumiu o cargo há pouco tempo e que, não vindo do setor do turismo, se está a tentar inteirar daquilo que são as iniciativas que todos nós desenvolvemos nesta área. Foi uma conversa muito positiva, pois pudemos expor as nossas orientações e as nossas estratégias nos domínios da formação e da investigação», considerou João Guerreiro, em relação ao governante.

O responsável máximo pela UAlg realçou que não é habitual haver este tipo de interação com os titulares da pasta do Turismo do Governo. «É refrescante, é uma novidade. Só temos de nos congratular com esta medida e esperemos que não seja a última», disse.

Comentários

pub