São Brás de Alportel convida a passeio noturno “À Descoberta de Morcegos”

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental – Quinta do Peral desafia miúdos e graúdos a juntar-se a uma derradeira […]

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental – Quinta do Peral desafia miúdos e graúdos a juntar-se a uma derradeira expedição noturna “à descoberta de morcegos”, amanhã, quarta-feira, dia 22.

Esta aventura tem como ponto de encontro o Centro Museológico de Alportel, pelas 20h00, seguindo para a Estação de Biodiversidade da Ribeira do Alportel, um espaço de preservação e valorização ambiental, habitat de muitas espécies.

No crepúsculo que anuncia a noite e um novo mundo de atividade, este passeio temático parte, na companhia do biólogo Mário Carmo, “à descoberta de morcegos”, misteriosos e reservados mamíferos que têm a particularidade de voar.

Em Portugal existem mais de duas dezenas de espécies de morcegos, que variam no tamanho, na aparência e em muitos outros aspetos da sua biologia.

Estes pequenos mamíferos inofensivos alimentam-se de insetos, podendo numa só noite ingerir o seu próprio peso em insetos, constituindo-se assim como fiéis aliados no combate a pragas. De dia, abrigam-se em grutas, fendas entre outros espaços escuros e sossegados e ao anoitecer saem para caçar.

Os morcegos encontram-se protegidos por lei e são diversas as espécies que se encontram em vias de extinção devido à destruição ou alteração dos seus habitats naturais, à crescente utilização de pesticidas, entre outros fatores que contribuem para o aumento da taxa de mortalidade destes pequenos seres.

Os participantes, interessados em desvendar de perto o misterioso mundo dos morcegos, devem inscrever-se junto da Quinta do Peral, através do Tel. 289 845 420 ou e-mail. [email protected]

A deslocação do Centro Museológico de Alportel para a Estação de Biodiversidade da Ribeira do Alportel é de responsabilidade dos participantes.

Comentários

pub