Quarteira celebra 14º aniversário de cidade

Quarteira assinala na segunda-feira, dia 13 de maio, o 14º aniversário da sua elevação a cidade. A inauguração do Pólo […]

Quarteira assinala na segunda-feira, dia 13 de maio, o 14º aniversário da sua elevação a cidade. A inauguração do Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé é um dos destaques do programa de comemorações.

As iniciativas inseridas nesta efeméride arrancam na sexta-feira, dia 10 de maio, com a inauguração da VII Expo Ambiente e Energias Renováveis, pelas 11h00, na Praça do Mar.

Demonstrações de diferentes equipamentos de aproveitamento de energias renováveis (energia solar térmica, fotovoltaica e eólica), exposição e demonstração de utilização de veículos amigos do Ambiente, a transmissão de filmes de educação ambiental CINE-ECO (sala da Praça do Mar), a exposição e utilização dos fornos solares e sessões de educação ambiental são as atividades previstas.

Pelas 18h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar, é inaugurada a exposição “Santos Populares de Quarteira”. E pelas 21h00, a música anima a Praça do Mar, nos dias 10 e 11.

A manhã de domingo, 12 de maio, arranca com duas atividades desportivas: Passeio de BTT com percurso na freguesia (9h00) e TT Morgadinho – Convívio Todo-o-Terreno (9h00).

Às 11h00 é reeditada a ação de limpeza da Praia de Quarteira com voluntários e, no âmbito da VII Expo Ambiente e Energias Renováveis, decorre a exposição e utilização de fornos solares (12h00) e o almoço solar para os participantes na ação de limpeza e expositores (14h00). Segue-se, pelas 15h00, um desfile de veículos ecológicos pela cidade, com um percurso Avenida Infante Sagres – Marina de Vilamoura – Avenida Infante Sagres.

Às 21h00, o Rancho Folclórico de S. Sebastião atua na Praça do Mar.

No dia 13, data do aniversário de Quarteira, realiza-se em frente ao Centro Autárquico de Quarteira, a cerimónia de hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, na presença do Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé. A partir das 10h00, serão atribuídos os Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar aos alunos das escolas desta freguesia.

A partir das 11h300, acontece um dos momentos altos do programa: a inauguração do Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé, que ficará instalada na antiga sede da Junta de Freguesia de Quarteira.

Segue-se uma visita à obra de reabilitação do Mercado de Quarteira, na Avenida Infante Sagres, às 12h00.

Na parte da tarde prosseguem as atividades culturais. Pelas 17h00 será colocada uma lápide evocativa do nascimento do poeta Caniné e, pelas 18h30, na recém-inaugurada Biblioteca, é apresentado o livro “Quarteira Um Pequeno Centro Cosmopolita (Séculos XIX e XX)”, da autoria de João Carlos Santos.

Às 19h00, a Banda Filarmónica Artistas de Minerva fará um desfile pelas principais artérias da cidade. O Dia da Cidade de Quarteira encerra com o concerto do grupo “Virgem Suta”, a partir das 21h30, na Praça do Mar.

Comentários

pub