Protestos contra as políticas de austeridade voltam a Faro, Loulé e Portimão este sábado

Faro, Loulé e Portimão vão juntar-se ao evento internacional  «Povos unidos contra a Troika!», convocado pelo movimento «Que se Lixe […]

Faro, Loulé e Portimão vão juntar-se ao evento internacional  «Povos unidos contra a Troika!», convocado pelo movimento «Que se Lixe a Troika!», em manifestações organizadas por cidadãos que terão lugar a partir das 16 horas.

Na capital algarvia o ponto de encontro é a rampa do Teatro das Figuras, na vizinha Loulé frente ao Mercado Municipal e, na cidade do Barlavento, frente à Câmara de Portimão.

As localidades algarvias juntam-se às mais de 120 cidades de 12 países onde já foi confirmada a realização de protestos.

Uma jornada que terá um cariz internacional, já que o apelo à participação «circulou entre dezenas de movimentos em Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre, Irlanda, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Eslovénia».

«Na reunião de 26 de Abril, em Lisboa, estiveram presentes companheiros e companheiras de vários países da Europa, que discutiram em conjunto esta proposta», muitos dos quais deverão juntar-se ao protesto nos seus países de origem, divulgou o movimento «Que se Lixe a Troika!» numa nota publicada no Facebook, um dos principais veículos de divulgação e mobilização para o protesto.

Segundo os elementos que estão a organizar o protesto em Portimão, este realiza-se «pela demissão do governo PSD/CDS e contra a troika». Em Portimão, está prevista« uma marcha, a pé, por várias ruas da cidade, seguido de uma concentração, na zona ribeirinha, junto ao Coreto, com intervenções políticas e música de intervenção».

«O percurso da manifestação será o seguinte: Largo 1º de Maio, Rua Serpa Pinto, Rua Santa Isabel, Rua Portas da Serra, Rua do Comércio, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Direita e terminando junto ao Coreto», anunciou o núcleo de Portimão do movimento «Que se lixe a troika!».

Em Faro, a convocatória do grupo de cidadãos que está a facilitar a manifestação apenas refere a concentração junto ao Teatro das Figuras e a palavra de ordem «demissão!».

Mas, noutras iniciativas organizadas pelo mesmo coletivo, a prática seguida foi o de fazer aquilo que a maioria das pessoas presentes decidirem, numa assembleia popular que antecederá uma eventual marcha.

Também em Loulé não há marcha anunciada, apenas a concentração frente ao mercado. «Faz o teu cartaz, traz a tua voz. Vem pedir a demissão do Governo PDS/CDS. Vem dizer basta!», apelou o Movimento Apartidário de Loulé no seu blog.

«Este é o início de um processo que se quer descentralizado, inclusivo e participado. Queremos construi-lo coletivamente e juntando as nossas forças. A partir de hoje a data de 1 de Junho será divulgada à escala europeia e todos e todas estão convidados a juntarem-se num protesto internacional contra a troika e contra a austeridade, a favor de que sejam os povos a decidirem as suas vidas», lê-se na nota do movimento «Que se Lixe a Troika», que serve também de mote à convocatória para o protesto em Faro.

 

(Atualizada sábado, dia 1 de junho, às 10h30, com informação sobre o protesto em Loulé)

Comentários

pub